Porém ou Porem? Qual a Forma Correta

Porém ou Porem? Qual a Forma Correta

Como se escreve Porém ou Porem?

Tanto uma quanto outra existem na língua portuguesa. É importante conhecer a diferença para saber quando usar uma e quando usar outra.


Porém


Para transmitir uma ideia de contraste, usamos a conjunção coordenativa adversativa porém. As conjunções coordenativas adversativas relacionam orações com a mesma função, mas transmitem uma ideia de contrário. Conjunções coordenativas adversativas temos: porém, mas, contudo, todavia, entretanto.

Exemplos:

- Ela ficou de comprar os balões, porém estavam esgotados.

- Eu gostaria muito de conversar, porém estou ocupadíssima!

Observação: A palavra porém pode também assumir a forma de um substantivo comum masculino quando utilizada com sentido de impedimento e de obstáculo, bem como de algum aspecto negativo, como um defeito, um senão.

Exemplo: Em tudo o que eu faço você encontra um porém!

Porem


É a forma verbal do verbo pôr conjugado na 3.ª pessoa do plural do infinitivo pessoal. O infinitivo pessoal deverá ser usado: sempre que há um sujeito definido, quando se quiser definir o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e para indicar uma ação recíproca.

O verbo pôr tem sua origem na palavra em latim ponere e se refere ao ato de colocar, depositar, apoiar, pendurar, incluir, botar.

Exemplos:

- Peça aos senhores para porem a mesa no centro da sala.

- Acho melhor vocês não porem as pastas na prateleira.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook.


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário