Elas "tirarão" a sorte grande

Elas "tirarão" a sorte grande

Como se escreve Tirarão ou Tiraram?

São duas palavras que existem na língua portuguesa e estão corretas. Tirarão corresponde ao verbo tirar conjugado na 3.ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo. Tiraram corresponde ao verbo tirar conjugado na 3.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. Portanto pode ser usada respeitando o tempo verbal de cada uma.


Tirarão


Corresponde ao verbo tirar conjugado na 3.ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles/elas/vocês tirarão. Possui a terminação regular do verbos da 1.ª conjugação (aqueles terminados em -ar), flexionados na 3.ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: cantarão, falarão, mudarão, pagarão, etc.

Exemplo:

- Eles tirarão do país todas as pessoas sem passaporte.

- Tirarão você daqui se não fizer silêncio.

Tiraram


Corresponde ao verbo tirar conjugado na 3.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo: eles/elas/vocês tiraram. É escrita com a terminação regular para os verbos da 3.ª conjugação (aqueles terminados em -ar) na 1.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo: cantaram, falaram, mudaram, pagaram, etc.

Exemplos:

- Elas tiraram a sorte grande.

- Gostaria de saber de onde tiraram dinheiro para viajar.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário