Quais são os Tempos Verbais em Inglês

Quais são os Tempos Verbais em Inglês

Na língua Inglesa, assim como em outras, existem os tempos verbais que são as variações do verbo usadas para indicar em qual momento a ação expressada está acontecendo. O que comparado ao português os tempos verbais em inglês é fichinha!


Simple Present (Presente simples): Usado para expressar ações habituais, situações e fatos atuais, verdades universais, além de ser usado para expressar gostos, desejos, sentimentos e opiniões.

- They like to eat bread for breakfast. (Eles gostam de comer pão no café da manhã)

Simple Past (Passado simples): Usado para expressar situações que já ocorreram e não ocorrerão mais, ou seja, ações que começaram e terminaram no passado. Nesse tempo verbal, é necessário observar se os verbos são regulares (recebem o “-ed”) ou irregulares (mudam de forma) quando conjugados.

- My brother liked his old job. (Meu irmão gostava do antigo emprego dela) – regular
- I spoke English with my family. (Eu falava em inglês com minha família) – irregular

Simple future (Futuro simples): Usado para expressar ações que irão acontecer no futuro, além de ações que provavelmente acontecerão no futuro.

- My brother will cook for us. (Meu irmão cozinhará para nós)

Observação: Outra maneira de formar o tempo verbal no futuro é utilizando o “going to” quando se quer expressar ações que estão, ou que provavelmente estão, prestes a acontecer.

- We are going to eat a pie, please. (Nós vamos comer uma torta, por favor)

Present continuous (Presente contínuo): Usado para expressar situações que estão ocorrendo naquele momento ou acabaram de acontecer, além de expressar ações que estão sofrendo alteração no momento da fala e situações que se repetem e expressam ações previamente planejadas para acontecer em um futuro próximo.

- They are reading a book together. (Eles estão lendo um livro juntos)

Past continuous (Passado contínuo): Usado para expressar ações que estão acontecendo em um determinado período no passado, além de expressar situações habituais que ocorrem no passado.

- I was running last week. (Eu estava correndo semana passada)

Future continuous (Futuro contínuo): Usado para expressar ações que ocorrerão em um momento do futuro já definido.

- They will be finish it tomorrow. (Eles estarão terminando isso amanhã)

Present perfect (Presente perfeito): Usado para expressar ações que aconteceram no passado e que continuam no presente, além de expressar ações que ocorreram no passado em um momento não especificado ou que aconteceu recentemente.

- She has lived at my house. (Ela tem morado na minha casa)

Past perfect (Passado perfeito): Usado para expressar ações que ocorreram antes de outras ações que também já aconteceram.

- My mother had read the book we arrived. (Minha mãe tinha lido o livro quando nós chegamos)

Future perfect (Futuro perfeito): Usado para expressar ações que estarão sendo finalizadas no futuro, ou seja, ações que serão completadas em um certo momento do futuro.

- We will have finished to do our exercises by next month. (Nós teremos terminado de fazer nossos exercícios no próximo mês)

Present perfect continuous (Presente perfeito contínuo): Usado para expressar com ênfase continuidade de ações que começaram no passado e continuam até o presente.

- They have been cooking for us. (Eles têm cozinhado para nós)

Past perfect continuous (Passado perfeito contínuo): Usado para expressar com ênfase a duração ou a repetição de ações no passado que aconteceram antes de outras ações também no passado.

- We had been waiting for two hours. (Nós temos esperado por duas horas)

Future perfect continuous (Futuro perfeito contínuo): Usado para indicar ações continuas que serão finalizadas antes de um determinado momento no futuro.

- By next month, they will have been working. (No próximo mês, eles estarão trabalhando)


E aí, o que achou dos tempos verbais em inglês, deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário