Pressa ou Preça? Qual a Forma Correta

Pressa ou Preça? Qual a Forma Correta

Como se escreve Pressa ou Preça?

Existe a confusão de como escrever por causa do dígrafo ss e ç serem o mesmo. Mas a atenção nesse caso deve ser redobrado. A palavra "Preça" não existe, sem escrita obrigatoriamente com dois s. 


O substantivo feminino pressa deverá ser utilizado para indicar precipitação ou afobação, ou seja, falta de calma e paciência. Se refere também a uma urgência ou precisão, indicando a necessidade de que algo aconteça rapidamente. Pode significar ainda uma grande rapidez, ligeireza ou velocidade, bem como uma grande atividade e azáfama.

Pressa também é sinônimo de afã, afobação, afoiteza, precipitação, avidez, urgência, precisão, premência, celeridade, ligeireza, rapidez, alvoroço, atrapalhação, azáfama e correria, entre outros.
  
Exemplos:

- Por favor, ande mais rápido que eu tenho pressa.

- A pressa é inimiga da perfeição.

- Estou cansado da pressa da sociedade atual.

Embora não exista a palavra preça, existe o verbo apreçar, que se refere ao ato de definir, negociar ou estimar o preço de alguma coisa, bem como ao ato de sentir apreço por algo ou alguém.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário