O que são Advérbios de Negação

O que são Advérbios de Negação

Advérbios de Negação são palavras que pertencem a uma subclasse dos advérbios e que podem ser modificadores do grupo verbal ou de constituintes do grupo verbal. Tradicionalmente considerava-se ‘não’ o único advérbio de negação, mas as gramáticas mais atuais já admitem outros como, tampouco, nem, nunca, jamais etc. 


Há também locuções de palavras que funcionam como um advérbio de negação, nestes casos são chamadas de Locuções Adverbiais de Negação, por exemplo: de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma.

Em construções de negação frásica, a distribuição do advérbio é bastante restrita. Nestes casos, ocorrem sempre em posição de adjacência à esquerda do verbo, mesmo em construções interrogativas que envolvem a inversão do sujeito com o verbo.

Exemplos:

a) O João (não) comprou flores à Ana.

b) O que (não) comprou o João à Ana?

Em construções de negação do grupo verbal, o advérbio pode modificar qualquer constituinte do grupo verbal. Neste caso, ‘não’ encontra-se adjacente ao constituinte modificado, conforme abaixo:

Exemplos:

a) modifica todo o grupo verbal.
- O João (não comprou flores à Ana ontem).

b) modifica o objeto direto

- O João comprou à Ana ontem (não flores), mas livros.

c) modifica o advérbio de tempo

- O João comprou flores à Ana (não ontem), mas hoje.

d) modifica o objeto indireto

- O João comprou flores ontem (não à Ana), mas à Raquel.

A palavra ‘nem’ e os advérbios de negação
A tradição gramatical portuguesa considera ‘nem’ apenas uma conjunção coordenativa correlativa, que ocorre sempre na estrutura ‘nem… nem’. Em outras palavras ela tem a função de correlacionar duas frases coordenadas, independentes sintaticamente.

Porém, muitos autores atuais divergem na classificação desta palavra. É o caso da gramática de Antônio Borregana, na qual se inclui ‘nem’ na subclasse dos advérbios de negação.

Confirma também esta classificação o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, dando como exemplo: “Nem pense em fazer isso”.

A maioria dos gramáticos consideram tal palavra apenas como conjunção coordentativa, mas torna-se completamente aceitável, com base em diversos exemplos, que a palavra seja considerada um advérbio de negação.

Vejamos outros exemplos: 

- “Nem imaginas o sucesso da festa!”

- “O aniversariante nem conseguiu conversar com toda a gente.”

- “Eu nem parei um minuto.”


É isso! Espero que tenha ajudado, caso tenha alguma dúvida, não esqueça o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário