O "sego" está precisando de ajuda

O "sego" está precisando de ajuda

Como se escreve Cego ou Sego?

As duas palavras existem e estão corretas na língua portuguesa. Porém com significados diferentes, possuindo seu uso restrito para alguns contextos. 

Veja Também: Para Falar e Escrever Melhor o Português


Cego


A palavra cego tem sua origem na palavra em latim caecus, devendo assim ser escrita com a consoante inicial c. Todas as palavras cognatas de cego deverão também ser escritas com c no início.

Cego sendo um substantivo refere-se, principalmente, a uma pessoa privada da visão. Pode ser também um adjetivo, sendo sinônimo de alucinado, deslumbrado, desmedido, rombo e indiferente etc.

Cego pode ser ainda uma forma conjugada do verbo cegar. Se refere, principalmente, ao ato de perder a visão, de ofuscar a vista de alguém ou fazer perder o gume.

Exemplos (substantivo): 

- O cego está precisando de ajuda. (pessoa privada da visão)
 
Exemplos (adjetivo):

- Meu primo nasceu cego. (incapaz de ver)

- Este canivete não corta nada porque está cego. (sem fio)

- Ele ficou cego de raiva. (descontrolado)

- O professor permaneceu cego às reclamações dos alunos. (indiferente)


Sego


É uma forma conjugada do verbo segar e se refere ao ato de cortar com a foice, de cortar em fatias finas ou de pôr fim a alguma coisa. Sendo esta a palavra menos utilizada pelos falantes da língua portuguesa.

Tem sua origem na palavra em latim secare, devendo assim ser escrito com a consoante inicial s. As palavras cognatas de segar, bem como as formas conjugadas deste verbo devem também ser escritas com s inicial.

Exemplos:

- Eu sego a plantação quando tiver disponibilidade. (cortar com a foice)

- Eu sego o tomate em tiras bem finas. (cortar em fatias finas)

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook

As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.


Referências:


Dicionário Aurélio por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário