Ele é uma pessoa "descente"

Ele é uma pessoa "descente"

Como se escreve Descente ou Decente? 

As duas formas existem e estão corretas na língua portuguesa, porém com significados diferentes. Aqui por exemplo, tem um monte de pessoas decentes

Decente


É um adjetivo que significa alguma coisa ou alguém que é decoroso, digno, honesto, asseado, correto, em conformidade com o que é esperado. 

A palavra decente tem sua origem na palavra em latim decens, devendo assim ser escrita sem s na primeira sílaba: de-cen-te. Tal como a palavra decente, suas palavras cognatas, como decência e decentemente.

Ex.:

- Ele é uma pessoa decente.

- Sua saia não é decente, por favor troque de roupa.

Descente


É um adjetivo que se refere a algo que se dirige para baixo, sendo sinônimo de cadente e descendente. Pode significar também uma descida, ou seja, um curso de água que desce, bem como a maré que baixa, ou seja, refluxo ou vazante.

Assim como a palavra descente (des-cen-te), as suas palavras cognatas deverão ser também escritas com s na primeira sílaba: descer, descendente, descensão etc.

Ex.:

- Aqueles animais vivem na descente do rio.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário