Os resultados da eleição ainda não "sairão"

Os resultados da eleição ainda não "sairão"

Como se escreve Sairão ou Saíram?

As duas formas estão corretas e existem na língua portuguesa, mas estão em tempos de conjulgação diferentes do verbo sair

Sairão


É o verbo sair conjugado na 3.ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles/elas/vocês sairão. Sairão é uma palavra oxítona, ou seja, sua sílaba mais forte é a última: sa-i-rão.

Possui a terminação regular do verbos da 3.ª conjugação (aqueles terminados em -ir), flexionados na 3.ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: partirão, cairão, pedirão, refletirão, trairão etc.

Exemplos:

- Os resultados da prova só sairão no mês que vem.

- Sairão todos derrotados desta triste guerra.

Saíram


É o verbo sair conjugado na 3.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo: eles/elas/vocês saíram. Saíram é uma palavra paroxítona com três sílabas: sa-í-ram.

Possui a terminação regular do verbos da 3.ª conjugação (aqueles terminados em -ir), flexionados na 3.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo: partiram, caíram, pediram, refletiram, traíram etc. Todos eles são paroxítonos, com um acento agudo na sílaba tônica quando há um hiato (duas vogais contíguas que ficam em sílabas diferentes).

Exemplos:

- Os resultados da eleição ainda não saíram.

- Eles saíram daqui há alguns minutos.

- Elas saíram assustadas da reunião.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Dicionário Aurélio por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário