A cadela está no "sio"

A cadela está no "sio"

Como se escreve Sio ou Cio?

É uma dúvida comum, já que as duas palavras existem e estão corretas na língua portuguesa. Porém devemos prestar atenção no seu significado, já que são diferentes.


Cio é um substantivo derivado do latim zelus. O termo evoluiu para uma forma com c na primeira sílaba, e não s. Cio designa o apetite sexual que animais de diversas espécies manifestam periodicamente. É sinônimo de vício, estro, luxúria etc. 

Também pode, ainda, corresponder ao verbo ciar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu cio. Ciar é zelar por alguém, ter ciúmes de alguém ou remar para fazer uma embarcação recuar ou dar uma volta.

Exemplos:

- A cadela está no cio.

- A gata sempre fica no cio esta época do ano.

Sio tem um uso muito reduzido. Em alguns dicionários é registrada como sendo a designação de um gênero de plantas umbelíferas, cujo nome científico é Sium. Pode corresponder ao verbo siar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu sio. Siar designa a ação de fechar as asas, para descer mais rápido.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário