Língua Portuguesa: O que é Morfologização

Língua Portuguesa: O que é Morfologização

A morfologização, um dos componentes do processo de gramaticalização, designa as alterações que afetam o radical e os afixos. (FORTUNATO, s/d, p.3). 

A morfologização é a ação de alterar a constituição de determinada palavra ou expressão, visando à criação de novas palavras.


Utilização do “adjetivo” no lugar de um “advérbio”: “Rogério agiu correto.”. A gramática determina o emprego do advérbio para a indicação da circunstância em que ocorreu a ação verbal. Nesse caso, tem-se o advérbio de modo: 

“Rogério agiu corretamente”. Vale elucidar que se trata de um caso de morfologização, uma vez que o “adjetivo” é utilizado em situações informais no lugar do “advérbio”. Nota-se que há a retirada do sufixo “mente”, designador de “modo”.

Aglutinação “na”, no lugar da crase, antepondo-se o local a que se vai: “Foi até lá na câmara e reivindicou os nossos direitos.” Forma que também se percebe na oralidade informal.

Omissão do “se” indicador de ação reflexiva: “Rogério [se] reuniu com todos e [...]”.

Aglutinação “na” em locução prepositiva: “[...] na hora em que ele começou a falar [...]”. A partir da preposição referente “em”, criaram-se diferentes formas de aglutinação, em que o “na” (em + a) é utilizado em concordância com o substantivo feminino, em situações formais. Fato que também ocorre em: “[...] por causa da construção de um parque aquático [...]”.

Substituição do verbo na forma imperativa (Olhe) pelo verbo no presente do indicativo, mantendo-se a ideia daquele: “Olha só a nossa situação?”

Uso de “aonde” (indicador de movimento) no lugar de “onde” (pronome relativo): “Sermos despejados do local aonde a gente foi criado”. Para a retomada a um lugar físico, a gramática prescreve o uso de “onde”. Já a forma “Aonde” deve ser utilizada para expressar a ideia de movimento “Aonde você vai?”. Ocorre a morfologização, de forma corriqueira, na referência a um objeto “Este é o projeto, aonde estabelecemos as novas regras.”.

Uso do substantivo feminino “gente” como substantivo masculino (alusão a “ser humano” ou a “homem”):

“A gente não podia ser desapropriado [...]”.
“[...] a gente foi criado”.

Visualize que, apesar de “gente” ser um substantivo feminino, os elementos referentes a ele foram flexionados no masculino “desapropriado” e “criado”.

Para encerrar, a “morfologização” é o processo pelo qual determinada palavra é criada, a partir de unidades linguísticas pré-existentes (os afixos e radicais), passando a ser utilizada em contextos formais e/ou informais da comunicação. Esse rico fenômeno linguístico se concretiza, devido à dinamicidade da língua.


Referências:

FORTUNATO, Isabella Venceslau. Universidade Federal da Bahia – FAPESB. 

Gramaticalização elexicalização das lexias complexas no português arcaico. 

Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_456.pdf >. Acesso em: 10 de dezembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário