Quando usar "isto" ou "isso"

Quando usar "isto" ou "isso"

Como se escreve Isto ou Isso?

São dois pronomes demonstrativos e as duas formas existem na língua portuguesa, o que vai diferenciar é a questão do tempo e espaço. Como assim?

Isto


É usado quando o que está a ser demonstrado está perto da pessoa que fala, bem como no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso, sendo utilizado assim de modo catafórico, ou seja, fazendo referência a uma informação que ainda não foi mencionada no texto.

Exemplos:

Isto será explicado mais à frente.

- Isto que está acontecendo é horrível!

Isso 


É usado quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que foi mencionado no discurso, sendo utilizado assim de modo anafórico, ou seja, fazendo referência a uma informação previamente mencionada no texto.

Exemplos:

- Isso aí é seu.

- Isso que aconteceu foi horrível!

- Isso foi explicado na aula passada.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário