O que é Fato Social segundo Émile Durkheim

O que é Fato Social segundo Émile Durkheim

Segundo Émile Durkheim, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que exercem sobre elas.


É um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir de alguns indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. É uma teoria desenvolvida pelo Sociólogo Émile Durkheim, um dos pais da Sociologia junto com Auguste Comte.

Nas próprias palavras do autor deste conceito, fato social é:

“toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”

Isso mostra que os fatos sociais são gerais, coercitivos e exteriores, quer dizer, eles se apresentam como regras gerais no modo de agir dos sujeitos de uma sociedade, são exteriores ao sujeito, e são coercitivos na medida em que atuam como forças em cima dos indivíduos. Sendo assim, o fato social é verificado e não pode ser alterado pela ação individual, pois há uma força exterior (no caso, a consciência coletiva) que o molda.

Podemos considerar dois tipos de fatos sociais: o normal e o patológico

Os fatos sociais normais são aqueles que decorrem do desenvolvimento da sociedade dentro de uma norma comum, de um padrão comum da vida que visa o aprimoramento dos indivíduos e a manutenção da coesão desses e da vida em sociedade. O fato social normal preza por uma ordem institucional e da vida individual e mantém em funcionamento os laços solidários que unem os indivíduos de um grupo.

O fato social patológico é aquele que se desenvolve fora da norma, como uma doença. Ele é perigoso, e quando atinge uma dimensão maior, pode afetar negativamente a sociedade. Os fatos sociais patológicos podem ser, por exemplo, os crimes, o homicídio e a violência como um todo. Quando uma sociedade vê-se tomada pela criminalidade e pela violência, é possível dizer que há o efeito de um fato social patológico, que foge da normalidade esperada por uma sociedade.


Referências:

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 17. ed. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002. p. 11.

PORFÍRIO, Francisco. "Fato social"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/durkheim-fato-social.htm. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário