Quem foi Émile Durkheim

Quem foi Émile Durkheim

Émile Durkheim foi um psicólogo, filósofo e sociólogo francês do século XIX.

David Émile Durkheim nasceu em Épinal, na França, em 15 de abril de 1858, em uma família tradicional de rabinos. Estudou no Liceu Louis-Le-Grand e na Escola Normal Superior de Paris, instituições tradicionais. A formação das instituições francesas da época foi alvo de crítica por Durkheim, que, mais tarde, afirmou haver nas escolas uma formação muito literária e pouco científica. 

Unido a Karl Marx e Max Weber, compõe a tríade dos pensadores clássicos da Sociologia.

Apesar de ter sido Auguste Comte criado o termo Sociologia e estabelecido as necessidades de uma ciência que estudasse a sociedade, foi Durkheim quem sistematizou as regras do método sociológico e emancipou a Sociologia como uma ciência autônoma. 

Seus estudos variados o induziram a procurar modelos biológicos e sociais conjuntos e também a tecer um olhar diferenciado para a Antropologia. O conjunto desses fatos resultou na formulação da teoria dos fatos sociais, que afirmaria a primazia do entendimento de fatos gerais que marcam as sociedades (como leis), os quais seriam maiores e mais facilmente explicáveis que as questões individuais psicológicas.

A maior ambição de Durkheim na época era criar um campo de estudos das Ciências Sociais totalmente autônomo, que não se dependesse dos domínios de outras ciências, como a Biologia e a Psicologia, e não dependesse dos modelos demasiadamente abstratos da Filosofia.

Toda essa produção intelectual de Durkheim, a partir de 1887, voltou-se para o estudo da Sociologia e do entendimento que ele chamou de fatos sociais, que seriam leis gerais que regem as sociedades e conferem ao cientista a chave para o estudo sociológico.

Durkheim faleceu na cidade de Paris após ter apoiado intelectualmente e com forte apelo nacionalista a França na Primeira Guerra Mundial em 15 de novembro de 1917. 


Principais obras do autor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário