Você Sabe O Que é Hegelianismo?

Você Sabe O Que é Hegelianismo?

O Hegelianismo é uma corrente filosófica iniciada por Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

O Iluminismo abarcou uma renovação nas concepções filosóficas da humanidade. O modo de entender os homens, a vida e a história das pessoas recebeu novas interpretações que marcaram fortemente a humanidade. Foi o Iluminismo que estruturou uma tradição racionalista no pensamento ocidental, segundo o qual se busca explicação para tudo. O movimento cultural do século XVIII fortificou também a crença no evolucionismo, que argumenta que a humanidade está em constante processo de evolução guiado em sentido à razão.


Um dos pensadores mais importantes do século XVIII e que gerou uma escola ideológica na qual vários outros absorveram, reformularam e adaptaram suas ideias foi o alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Este filósofo acreditava no poder do racional e, consequentemente, que tudo poderia ser explicado através de categorias reais. Tendo em vista a capacidade de se compreender todas as coisas e ordená-las através de categorias, Hegel tinha o objetivo de reduzir a realidade em uma unidade que fosse sintética. Sistema o qual que recebe o nome de idealismo transcendental.

O Hegelianismo, a corrente filosófica que ganhou forma a partir dos pensamentos de Hegel, ganhou muito espaço na cultura contemporânea. Seu reflexo na humanidade atingiu vários pontos e foi recebido de várias maneiras. De acordo com o Hegelianismo, haveria uma identidade entre racional e real, o que significa que a realidade seria absolutamente justificável em todas as suas manifestações. Um ponto importante para abarcar essa explicação seria o processo dialético, que permite uma interpretação da realidade através da síntese dos opostos.

O Hegelianismo gerou também a ideia de uma autoconsciência absoluta, sob a qual a humanidade caminharia em sentido à razão continuamente. Tal pensamento liga-se a outro que acredita que a história é a realização de um plano providencial no qual os povos vencedores são integrantes de um evolucionismo de essência divina. A realização terrena dessa forma divina ocorreria através dos Estados.

A complexidade, que pode até parecer paradoxal, do Hegelianismo gerou uma série de correntes interpretativas. Seus seguidores se dividem em vários grupos que, por vezes, rivalizam entre si. O Hegelianismo Ortodoxo dá continuidade aos pensamentos de Hegel sem alterá-los em nada. O Neo-Hegelianismo retém o idealismo e defende a totalidade do estado. O Hegelianismo de Esquerda destaca a dialética e critica a religião. E o Marxismo, corrente mais influente do século XX, conserva toda a dialética, mas dá ao homem o papel de sujeito da história.

Hegel chegou a criticar todas as correntes filosóficas anteriores, argumentando que eram tendenciosas e não históricas. Suas ideias foram um marco para o século XVIII e de tamanho impacto que possui seus traços fortemente inseridos na cultura ocidental até hoje.


Você quer entender melhor sobre este movimento filosófico? Caso tenha interesse vou deixar aqui esse livro de suporte Hegelianismo de Robert Sinnerbrink, para você ler e se aprofundar.


Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário