Quem foi Júlio Verne

Quem foi Júlio Verne

Júlio Verne (1828-1905) foi um escritor francês do século XIX, precursor da moderna literatura de ficção científica. Autor das obras: "Vinte Mil Léguas Submarinas", "Viagem ao Centro da Terra", "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias", entre outras. Previu com grande precisão em seus relatos fantásticos a aparição de alguns inventos criados com os avanços tecnológicos do século XX, entre eles, o helicóptero e as naves espaciais.

Jules Gabriel Verne, conhecido como Júlio Verne, nasceu em Nantes, França, no dia 8 de fevereiro de 1828. Filho do advogado Pierre Verne e de Sophie Allote de la Fuije, descendente de uma família burguesa. Passou sua infância em Nantes e na casa de veraneio da família, nas proximidades do porto, o que provavelmente despertou seu interesse por viagens e aventuras.

Com oito anos ingressou no Seminário Saint-Donalien. Em seguida, estudou filosofia e retórica no Liceu de Nantes.

Com 11 anos, passou por sua primeira aventura ao se apaixonar por uma prima e se preparar para embarcar para a Índia com a finalidade de comprar um colar de coral para presenteá-la. A aventura foi interrompida por seu pai que ao descobrir o plano, lhe castigou com uma surra. O posterior desdém da prima lhe causou uma secreta rebeldia que mais tarde expressou em suas fantasias literárias. Foi sua primeira aventura infantil, descoberta e sufocada.

Para seguir a tradição da família viajou para Paris onde estudou Direito, porém, logo mostrou mais interesse pela literatura e pelo teatro. Em 1848 começou a escrever alguns sonetos e peças.

Em 1850, Júlio Verne apresentou sua tese de doutorado, mas depois de formado optou pela carreira literária. Obteve algum sucesso com “Amizades Partidas” (1850), porém, não conseguiu firmar-se como dramaturgo.

Perdeu a ajuda do pai, tendo que recorrer à docência para se sustentar. Entre 1852 e 1854 trabalhou como secretário no Teatro Lírico. Nessa época, publicou alguns textos no periódico Musée des Famílles, entre eles, “Martin Paz” (1852).

Em 1857 trabalhou como agente da Bolsa de Valores e deu início a diversas viagens. Esteve na Inglaterra, Escócia, Noruega e Escandinávia. Em 1859 casou-se com Honorine de Model, uma viúva, mãe de dois filhos. Em 1861 nasceu Michel Jean Pierre Verne, o filho do casal.

A carreira literária de Júlio Verne começou a se destacar quando ele conheceu o editor Hetzel, que se interessou por seus textos e pulicou sua primeira grande obra: “Cinco Semanas em Um Balão” (1863).

A obra alcançou êxito e o estimulou a continuar com a temática da novela de aventuras e fantasia. Ao mesmo tempo passou a colaborar regularmente com a revista Magazine d’education et de Récréation.

Aproveitando seus conhecimentos geográficos adquiridos em numerosas viagens, e entusiasmado por aventuras e tecnologia logo se concentrou na redação de “Viagem ao Centro da Terra” (1864).

Na obra, Verne aplicou seus conhecimentos de geologia, mineralogia e paleontologia, numa extraordinária incursão científica.

O personagem de maior destaque nas aventuras de Verner é o “Capitão Nemo”, o comandante do submarino Náutilus, que aparece em dois livros: “Vinte Mil Léguas Submarinas” e em “A Ilha Misteriosa”.

Verne previu em seus livros, muitos avanços científicos posteriores, como a televisão, o helicóptero, o cinema falado, a vitrola, o gravador, as esteiras rolantes, o ar-condicionado, o avião, viagens espaciais e muitos outros. Suas obras foram premiadas pela Academia Francesa de Letras.

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias” despertou enorme expectativa durante sua publicação seriada em “Le Temps”. Em 1892, recebeu o título de “Cavaleiro da Legião de Honra”.


Júlio Verne, cujos romances tiveram inúmeras adaptações cinematográficas, faleceu em Amiens, França, no dia 24 de março de 1905.

Nenhum comentário:

Postar um comentário