Língue Portuguesa: O que é Verbo Transitivo Direto

Língue Portuguesa: O que é Verbo Transitivo Direto

O verbo transitivo direto é um verbo significativo que, como o próprio nome sugere, faz a transição da ideia, por ele expressa, para o seu complemento, de forma direta, isto é, sem a intermediação de uma preposição.

Leia também: Verbos: Gramatica Real Português Brasileira (Verbos Básicos Reais Livro 1)


Relembrando o conceito de preposição: palavra que une dois termos, visando ao estabelecimento de diferentes relações entre eles. Sob esse prisma, o significado do primeiro termo é explicado ou completado pelo segundo. São exemplos de preposição de uso recorrente: com, em, sem, para, de, após, como, até, desde...

Aplicando o conceito:

- A pousada se localiza em um lugar bem distante do centro da cidade.

Vale lembrar que, no exemplo acima apresentado, há também a preposição “do”, que é formada pela junção (de + o) e a preposição “da”, que é a versão feminina da primeira.

A seguir, serão apresentados diversificados exemplos do referido verbo:

- Aquela senhora conhece diferentes tipos de orquídea.

Aquela senhora conhece o quê? Diferentes tipos de orquídea. Quem conhece, conhece alguma coisa ou alguém. Repare que o verbo “conhecer” transmite a sua ideia ao seu complemento, de modo direto, isto é, sem o auxílio da preposição.

Para concluir: o verbo transitivo direto tem por finalidade realizar a transitividade (transferência) de seu significado para o seu complemento, de forma direta (sem o acompanhamento de uma preposição).


Referência:

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Verbos transitivos. In: ___ Nova gramática do português contemporâneo. 5.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008, p. 150-151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário