Por tanto ou Portanto? Qual a Forma Correta

Por tanto ou Portanto? Qual a Forma Correta

Como se escreve Por tanto ou Portanto?

Separado ou junto, ambas existem e estão corretas segundo a língua portuguesa. Porém são utilizadas em situações diferentes, por conta de seus significados serem distintos. 


Por tanto


É uma sequência formada pela preposição por e pela palavra tanto, que pode ser um pronome indefinido, um adjetivo, um advérbio ou um substantivo.

Por tanto indica uma quantidade, valor, quantia, porção,… indeterminada e incerta. Aceita flexão em gênero e número. Por tanto é sinônimo de: por muito, por tamanho, por tal quantidade, por tal número, por tão grande etc.

Exemplos:

- Você pode ficar com estes apontamentos da matéria por tanto tempo que você precisar.

- Por tanto incentivo que me foi dado por minha família, hoje sou uma pessoa melhor.

Portanto


É uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.

Portanto é sinônimo de: por isso, por consequência, por conseguinte, consequentemente, dessa forma, dessa maneira, desse modo, assim sendo, à vista disso, isto posto, logo, dessarte e destarte, entre outras.
 
Exemplos:

- Já fizemos todo o trabalho. Você já pode, portanto, ir embora.

- Este livro é muito caro e, portanto, não o poderei comprar.

- Aquele atleta tem ficado sempre em segundo lugar. Portanto, terá de treinar mais para ser campeão.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário