Laser ou lazer? Qual a Forma Correta

Laser ou lazer? Qual a Forma Correta

Como se escreve Laser ou lazer?

São duas palavras que existem e estão corretas na língua portuguesa, todavia precisam ser usadas de maneiras diferentes. Inclusive a forma de se pronunciar também são diferentes.


Lazer é uma palavra oxítona, tendo a sílaba "zer" como sílaba tônica. Laser deverá ser pronunciada lêiser, como a sua forma original em inglês, sendo assim uma palavra paroxítona, com a sílaba la como sílaba tônica.

Lazer


O substantivo masculino lazer se refere a um tempo livre, de folga, para a realização de atividades de divertimento ou repouso. Tem sua origem na palavra em latim licere.

Exemplos:

- Estão construindo um espaço de lazer para idosos.
 
- Estou precisando de um momento de lazer.

- Escolha uma dessas três opções de lazer para nosso fim de semana.

Laser


A palavra laser é um estrangeirismo. É uma sigla em inglês que significa uma amplificação de luz por emissão estimulada de radiação (Light Amplification Stimulated Emission of Radiation). A palavra laser se manteve fiel à sua forma original, devendo ser lida em inglês, ou seja, lêiser.

Sendo um estrangeirismo, o mais correto será escrever laser em itálico ou entre aspas, indicando sua condição de palavra estrangeira.

Exemplos:

- Sua operação à vista foi a laser.

- Helena removerá sua tatuagem com raio laser.

- O professor utilizou um ponteiro laser para fazer a apresentação.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário