O bebê anda com "passos" inseguros

O bebê anda com "passos" inseguros

Como se escreve Paço ou Passo?

A questão é que as duas formas existem e estão corretas na língua portuguesa. Apesar que uma das formas é menos usual. Vamos explicar de forma objetiva e simples como sempre fazemos.

Passo


É um substantivo, passo possui diversos significados. Indica o movimento feito com os pés para andar, a deslocação do corpo com o movimento dos pés e pegadas. Pode indicar também as várias etapas de um processo, ou quaisquer atos, conjunturas e ações empreendidas.

Passo é sinônimo de passada, andar, marcha, pegada, etapa, fase, iniciativa, decisão, situação, ponto, procedimento, ato, trecho, extrato, desfiladeiro e estreito, entre outros.

Exemplos:

- O bebê anda com passos inseguros.

- Estou ouvindo passos. Quem vem aí?

Paço


O substantivo masculino paço se refere a um palácio real ou episcopal, sendo sinônimo de palácio, corte e solar. Indica também as pessoas que habitam o palácio, ou seja, os cortesãos e palacianos. Pode indicar ainda a sede do governo de um município, como o Paço Municipal de Fortaleza e o Paço Municipal de São José dos Campos.

Exemplos:

- Fique admirando a arquitetura do Paço Municipal de Salvador.

- Fui a Portugal e visitei o Paço dos Duques de Bragança.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário