10 Temas de Matemática Que Caem no Enem

10 Temas de Matemática Que Caem no Enem

Muitos são os temas pedidos na prova de matemática, no entanto, as perguntas complicadas são raras.

A disciplina de Matemática é sempre uma das mais temidas pelos estudantes, principalmente em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar da fama, os professores afirmam que, por apresentar diversos graus de complexidade, as perguntas mais complicadas chegam a ser raras.


O Enem é atualmente uma das provas mais concorridas no Brasil e a porta de entrada para diversas universidades, públicas e privadas. Ao todo, são 45 questões repletas de gráficos, tabelas, infográficos e, claro, perguntas “pegadinhas” que devem ser interpretados e analisadas com cuidado.

Nos cursinhos pré-vestibular, estima-se que 99% das perguntas envolvem um conteúdo determinado, que vai do nono ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. Alguns temas, inclusive, tem maior probabilidade de ser cobrados na prova do que outros. Além disso, na maioria dos casos, é preciso ter atenção redobrada para não se confundir com o enunciado. 

Separamos alguns exemplos abaixo:

Funções de 1° e 2° graus

As questões de função aparecem com frequência em provas de concursos e vestibulares e, certamente, não ficarão de fora no Enem. Há diversas formas de apresentá-la, mas geralmente o enunciado propõe uma situação em que, apesar de o uso da função ser necessário, o seu uso não fica claro no enunciado.

Logaritmos

Apesar de não ser muito comum, é possível que os logaritmos sejam cobrados na prova. Eles podem ser aplicados, por exemplo, nas questões que pedem comparações da magnitude de dois terremotos, por exemplo.

Progressão aritmética e geométrica

Basicamente, os temas sofrem do mesmo problema que as funções. O aluno deve reconhecer que se trata de uma Progressão Aritmética (PA) analisando os dados apresentados no enunciado, pois dificilmente serão encontrados na pergunta.

Estatística

Nesse caso, é mais comum que os exercícios tragam como foco a média aritmética, a moda ou a mediana. As questões, geralmente, abordam a probabilidade de ocorrência de eventos, ou seja, envolve o conceito de porcentagem.

Grandezas proporcionais

Apesar do nome que remete à dificuldade, as questões que envolvem grandezas proporcionais geralmente podem ser resolvidas com uma simples regra de três.

Porcentagem

Muito comuns, as questões de porcentagem são mais simples e costumam apresentar um enunciado claro, mesmo quando aborda temas como matemática financeira.

Trigonometria

As questões de trigonometria também aparecem em alguns momentos, trazendo já um desenho da figura, facilitando que o aluno chegue à resposta.

Probabilidade

As questões relacionadas a probabilidade são bastante comuns. Geralmente, pede-se que os candidatos prevejam alguma ocorrência com base nos dados do enunciado, como o exemplo dos dados não viciados: qual a probabilidade de cair determinado número.

Geometria 

Os temas geometria espacial e geometria plana também podem ser cobrados na prova. Por isso, é importante que o candidato tenha noções sobre o volume de itens como prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera. 

Teorema do cosseno e teorema do seno

No Enem é comum, ainda que sejam cobrados temas como teorema do cosseno e seno. Dessa forma, é de extrema importância que o aluno saiba a fórmula e quando e como aplicá-la em suas respostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário