Dormir ou Dormi? Qual a Forma Correta

Dormir ou Dormi? Qual a Forma Correta

Como se escreve Dormir ou Dormi?

Apesar de parecer que existe uma correta e outra errada, as duas palavras existem e estão corretas. A grande questão é que estão conjugadas em tempos diferentes, isso quer dizer que existe um contexto correto para se utilizar uma ou outra.

Dormir


É um verbo que pode ser utilizado para falar tanto de algo que acontece no presente quanto algo que se relacionado ao tempo futuro, sendo ainda conjugado de diversas outras maneiras, mas mudando sua grafia nesses casos.

Dormir significa um estado profundo de sono, aquele momento do dia onde podemos descansar e nos desligar momentaneamente do mundo para um merecido descanso. É um ato que todo ser humano faz por diversas vezes ao longo da vida, e costuma estar dentre os atos preferidos de muita gente.

Exemplos:

- Amanhã, eu vou dormir até tarde.

- Ele foi dormir tarde, não deve acordar logo.

- Estou tão cansado, que vou dormir como se não houvesse amanhã.

Dormi


É um verbo que está incluido no pretérito perfeito simples, se referindo a algo que já aconteceu. Assim, esse termo deve ser utilizado para falar do ato de dormir ocorrido em um momento anterior, podendo citar questões como horário, por exemplo.

Outro detalhe é que essa palavra também possui sentido pessoal, se referindo sempre a si mesmo, como em “eu dormi”, onde eu enquanto sujeito, falo da minha ação de ter dormindo anteriomente, no passado.

Exemplos:

- Dormi até tarde e acordei renovada.

- Quando dormi, tive vários sonhos.

- Eu dormi cedo, mas ainda não foi o suficiente.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário