Você pode "por" o cobertor na cama?

Você pode "por" o cobertor na cama?

Como se escreve Por ou Pôr?

Com acento ou sem acento, a dúvida pode aparecer e vamos tentar explicar de forma simples e prática. As duas palavras existem e estão corretas na língua portuguesa, porém com significados diferentes.


Por


A preposição por, escrita sem acento circunflexo, tem sua origem na palavra em latim pro e é utilizada com diversos sentidos, em variadas expressões. Pode significar através de, para, a favor de, durante, até, por volta de e em razão de, bem como indicar meio ou modo, periodicidade no tempo, preço, troca e finalidade, entre outros.

Exemplos:

- Por que motivo você está mentindo?

- Passe o açucareiro, por favor!

- Você vai por esse caminho?

Pôr


O verbo pôr, escrito com acento circunflexo, tem sua origem na palavra em latim ponere. Apresenta diversos significados, referindo-se ato de colocar, depositar, apoiar, pendurar, incluir, botar, fixar, atribuir, dispor, aplicar, calçar, tacar e infundir, entre outros.

Exemplos:

- Você pode pôr o cobertor na cama?

- Pare de pôr água no copo porque vai derramar.

- Não me consigo pôr de pé!

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Um comentário:

  1. Muito bom. POR enquanto só tenho o agradecer, PÔR colocarem exemplo expressivos.

    ResponderExcluir