Você pode vir agora porque estou "à toa" aqui em casa

Você pode vir agora porque estou "à toa" aqui em casa

Como se escreve À toa ou À-toa

Com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, muitas pessoas ficaram com dúvidas na hora de escrever com hífen ou sem. Antes da entrada em vigor do novo acordo ortográfico, as duas formas estavam corretas: à toa era uma locução adverbial e à-toa um adjetivo, sendo usadas em situações diferentes.


Atualmente, à-toa, com hífen, não está reconhecido no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, que atesta que à toa, sem hífen, é ao mesmo tempo um advérbio e um adjetivo.

À toa, pode ser uma locução adverbial que significa ao acaso, inutilmente, sem fundamento, impensadamente, sem motivo. É muito utilizada para indicar uma pessoa que está não está fazendo nada, que não tem nada para fazer.

Exemplos:
 
- Você pode vir agora mesmo porque eu estou à toa aqui em casa.

- Aquele menino anda à toa, sem saber o que fazer.

- Pare! Você está se irritando à toa.

Porém também pode ser um adjetivo de dois gêneros e dois números, sendo invariável, ou seja, é usada sempre a mesma forma no feminino, no masculino, no plural ou no singular. Refere-se a alguma coisa ou a uma pessoa irrefletida, apressada, desprezível, desocupada, inútil.
 
Exemplos:

- Não gosto nada dele, é mesmo um homem à toa.

- Sua opinião à toa provocou grandes confusões.

- Não se preocupe mais com este problema à toa.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário