Quando usar Nessa ou Nesta?

Quando usar Nessa ou Nesta?

Como se escreve Nessa ou Nesta?

Continuamos a falar sobre a dúvida dos pronomes demonstrativos. São duas palavras existentes e usadas pelos falantes da língua portuguesa, o que muda é o tempo, espaço e discurso em que são usadas.

Nessa


É a forma feminina do pronome demonstrativo nesse, formado pela contração da preposição em com o pronome demonstrativo esse. Aceita flexão em gênero e número.

O pronome demonstrativo nessa deve ser usado quando a pessoa ou objeto referido está situado espacialmente longe da pessoa que fala e próximo da pessoa a quem se fala.

Ex.:

- Procure o papel nessa gaveta aí.

- Pode arrumar o livro nessa prateleira mesmo.

Nessa deverá também ser usado para indicar algo no tempo passado em relação à pessoa que fala ou que já foi mencionado no discurso:

- Você soube o que fazer nessa situação?

- Foi nessa semana viajei para Foz do Iguaçu com minha namorada.

Nesta


É a forma feminina do pronome demonstrativo neste, formado pela contração da preposição em com o pronome demonstrativo este. Também aceita flexão em gênero e número.

O pronome demonstrativo nesta deverá ser usado quando a pessoa ou objeto referido está situado espacialmente próximo da pessoa que fala.

Ex.:

- Procure o papel nesta gaveta aqui.

- Pode arrumar o livro nesta prateleira ao meu lado.

Nesta deverá também ser usado para indicar algo no tempo presente em relação à pessoa que fala ou que ainda vai ser mencionado no discurso:

- Você sabe o que fazer nesta situação?

- Ainda nesta semana viajo para Foz do Iguaçu com minha namorada.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Dicionário Aurélio por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário