Desta ou Dessa? Qual a Forma Correta

Desta ou Dessa? Qual a Forma Correta

Como se escreve Desta ou Dessa?

É uma dúvida bem comum entre os pronomes demonstrativos. São palavras que existem e estão corretas na língua portuguesa, porém deve-se atentar para o uso correto de cada uma delas. Desta retrata aproximação entre o sujeito referido e aquele que está falando, enquanto Dessa é usada para se referir a um tempo passado ou a alguém que está longe do sujeito que está falando. Vamos tentar explicar de forma objetiva e simples.


Desta


O pronome demonstrativo desta significa referência a algo ou alguém que se encontra próximo a quem fala. Deve ser utilizada para apontar algo ou alguém que está próximo daquele que fala.
- Desta janela, vejo toda a cidade.

- Estou tão cansado que não quero levantar desta cama.

- Gostaria de saber as cores disponíveis desta base.

Dessa


Formada pela união do pronome de com o pronome essa, significa apontamento de determinado objeto ou pessoa que se encontra distante de quem fala ou algo que foi falado há pouco tempo. Entre os seus sinônimos está aquela.

- Bom dia, qual o valor dessa torrada?

- Já estou de saco cheio dessa música.

- Coloque dentro dessa mala os presentes.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook


As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário