Quem foi Mark Twain

Quem foi Mark Twain

Conheça um pouco sobre o escritor Mark Twain.

Mark Twain (1835-1910) foi um escritor norte-americano, autor dos livros "Aventuras de Tom Sayer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn", entre outros. Foi considerado um dos autores mais importantes do oeste americano.

Nasceu na pequena vila de Florida, no Estado de Missouri, nos Estados Unidos, no dia 30 de novembro de 1835. Registrado com o nome de Samuel Langhorne Clemens, mais tarde, ficou conhecido com o nome de Mark Twain. Em 1839, sua família mudou-se para a cidade portuária de Hannibal, às margens do rio Mississipi. Estudava em uma escola particular, mas quando tinha 12 anos ficou órfão de pai e aos 13 anos deixou a escola para se tornar aprendiz de tipógrafo.

Em 1850, começou a trabalhar no jornal de seu irmão Orion, como impressor e assistente editorial. Foi então que o jovem descobriu que gostava de escrever. Herdou do pai o espírito aventureiro. Dois anos depois, deixou sua cidade para trabalhar em uma tipografia na cidade de St. Louis. Em 1856 tornou-se piloto fluvial. Nessa época começou a escrever textos de humor e adotou o pseudônimo de "Mark Twain", expressão usada pelos barqueiros que significava “marca segura para se navegar”.

Em 1861, começou a trabalhar como repórter de vários jornais. Em 1865 conquistou o público e ganhou fama com o conto “A Célebre Rã Saltadora do Condado de Calaveras”.

Em 1867, Twain viajou para a França, Itália e Palestina, em busca de material para seu primeiro livro “Os Inocentes no Estrangeiro”, publicado em 1869, que estabeleceu sua reputação humorística. Em 1870, Mark Twain se fixa em Hartford Connecticut e casa-se com Olívia Langdon. Juntos tiveram quatro filhos.

Entre os seus livros, com um estilo popular e cheio de humor, ou com descrições históricas, destacam-se “Aventuras de Tom Sawyer” (1876), “O Príncipe e o Mendigo” (1880), “A Vida no Mississipi” (1883), “As Aventuras de Huckleberry Finn” (1885), “Um Ianque na Corte do Rei Artur” (1889), “Joana D’Arc” (1896).

A década de 1890 foi marcada por dificuldades financeiras e desgraças pessoais, como o falecimento de sua esposa e de uma de suas filhas. Seu humor deu lugar a amargura e ao pessimismo retratados em suas obras desse período.


Mark Twain faleceu em Redding, em Connecticut, Estados Unidos, no dia 21 de abril de 1910.

Nenhum comentário:

Postar um comentário