Língua Portuguesa: O que é Adjunto Adsentencial

Língua Portuguesa: O que é Adjunto Adsentencial

Os adjuntos adsentenciais, conforme o prefixo de origem latina “ad” sugere, realizam a aproximação ou a junção de sentenças. Os referidos adjuntos modificam todo o sentido da sentença a que se unem e, não apenas, o sentido do verbo. 

Veja situações em que os adjuntos adsentenciais se fazem presentes na progressão das ações que compõem o texto:

“Olharam-se apavorados e saíram correndo.”.

O adjetivo “apavorados” funciona como adjunto adsentencial porque a ideia por ele expressa modifica o verbo “olharam-se”, especificando-o e modifica a locução verbal “saíram correndo”, indicando a causa da ação. Sob esse prisma, estabelece o elo entre as sentenças.

“Havia um leão naquele lugar? Improvável, pensaram...”.

Aqui, o adjunto adsentencial “Improvável” (na forma de adjetivo) é utilizado para especificar em que os rapazes pensaram, acerca da possibilidade da presença de um leão no local, compondo a resposta ao questionamento feito na sentença anterior.

“Horrível aquela situação!”

O adjetivo “horrível” funciona como adjunto adsentencial, pois especifica “aquela situação”, que por sua vez retoma ao contexto textual, no qual se explica qual é a situação horrível de que se fala: a possibilidade da presença de um leão naquela região.

Para encerrar: O adjunto adsentencial une as sentenças, objetivando modificar o sentido inerente a elas. O conhecimento do funcionamento dos adjuntos em questão é imprescindível para a identificação dos elos estabelecidos entre as sentenças que compõem um texto.


Referências:

CASTILHO, Ataliba T. de. Adjuntos adsentenciais. In: ___ Nova Gramática do português brasileiro: tradição e ruptura. São Paulo: Contexto, 2010, p. 311.

___ Adjetivo como adjunto adsentencial. In: ___ Nova Gramática do português brasileiro: tradição e ruptura. São Paulo: Contexto, 2010, p. 518.

Nenhum comentário:

Postar um comentário