História: O que foi a Revolução Neolítica

História: O que foi a Revolução Neolítica

A revolução mais importante de todas, pode se dizer, foi a primeira delas, a que tornou o ser humano em homens e mulheres, o que o fez passar do mundo da matéria para o mundo das ideias. A Revolução Neolítica aconteceu há muitos milênios atrás, tantos que na nossa mente já não passam de números, mas ela marca a criação da civilização.

Para termos claro aqui para vocês, as ciências definem a civilização como uma organização social em que nem todos produzem alimento para o proprio sustento. Ou seja uma organização social com divisão de funções, com necessidades de infraeatrutura, com a separação de um indivíduo para governar, outro indivíduo para cuidar do religioso, outro para manter as leis etc...

Antes disso os humanos viviam em comunidades nômades, viajavam de canto em canto, caçando e colhendo todos os recursos que se podiam encontrar em cada região, e se movendo dali assim que exauridos esses recursos. Caçavam em bandos como lobos, colhiam frutos, pegavam o que a terra dava, uma espécie de Edem, com certa escassez.

Houve então um evento, que apesar de ter levado milênios, para a História, foi repentino o suficiente para ser chamado de revolucionário.

Uma tendência começou a se espalhar entre essas comunidades, de desenvolver técnicas para acondicionar o ambiente a si mesmos, em vez de pular de ambiente para ambiente.

Desenvolveram tecnologias novas para construir casas rusticas e cercados, os animais começaram a ser criados e reproduzidos controladamente. As plantas que antes eram colhidas, agora eram plantadas nas terras de forma organizada.

Esse tipo de controle era mais seguro, não havia risco de migrar para um lugar sem comida ou água, ataques de animais selvagens eram mais facilmente defendidos, armazenamento de comida ajudava a passar pelo inverno.

Foi aí que a civilização nasceu. Agora havia a noção de tempo, por que os dias eram contados agora de acordo com as estações de plantio, colheita e estiagem.

Agora era necessário uma pessoa só para organizar as tarefas, para estabelecer a ordem, para decidir o que devia ser plantado e o que não devia. Era necessário definir quem guardaria os estoques de comida e controlasse o consumo.

Se houvesse conflito com outras aldeias, era necessario definir quem lutaria.

Foi assim que nasceu a civilização, foi assim que nos tornamos civilizados. E apenas a versão curta. Se quer saber em detalhes, Indicamos o Discurso da Desigualdade do Homem, de Rousseau. Um texto simples e claro, sem termos desnecessariamentes internos.

E daí em diante, a trilha da sociedade até os dias de hoje fica bem clara. O formato de vida dá certo, as estruturas crescem, as necessidades diversas se multiplicam, o poder do organizador cresce e ele se torna um rei, os defensores se tornam um exército, conflitos entre aldeias se convertem em guerras, e cá estamos nós comendo MacDonalds e acompanhando as eleições dos EUA.

Espero que tenham gostado dessa viagem!

Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário