Quem foi Franz Delitzsch

Quem foi Franz Delitzsch

Franz Delitzsch (Leipzig, 23 de fevereiro de 1813 - Leipzig, 4 de março de 1890) foi um Teólogo Luterano Alemão e Hebraista. Delitzsch escreveu muitos comentários sobre livros da Bíblia, antiguidades judaicas, psicologia bíblica, bem como uma história de poesia judaica e obras de apologética cristã. Hoje, Delitzsch é mais conhecido por sua tradução do Novo Testamento em hebraico (1877), e sua série de comentários sobre o Antigo Testamento publicado com Carl Friedrich Keil.

O filho de Delitzsch, Friedrich Delitzsch, foi um influente assírio e autor de obras sobre a língua, literatura e história assíria.

Embora Delitzsch fosse cristão, ele era supostamente de ascendência judaica, devido à amplitude incomum de seu aprendizado rabínico, bem como sua forte simpatia com o povo judeu, que ele defendeu contra ataques. Suas circunstâncias familiares eram também incomuns, na medida em que ele tinha um benfeitor judeu que morava na casa da família, e um padrinho judeu.

Delitzsch foi batizado em 4 de março de 1813 na grande Igreja de São Nicolau, no centro de Leipzig, com o nome "Franz Julius". Seu pai Johann Gottfried Delitzsch era vendedor ambulante, artesão e jornalista. O nome de sua mãe era Susana Rosina. Franz era o mais novo de três crianças, mas o único para sobreviver a infância adiantada. O nome de seu padrinho foi dado no registro batismal como Franz Julius Hirsch, um negociante no furniture em segunda mão. O fato de que o nome próprio do padrinho era o mesmo que o seu próprio é uma primeira indicação de possível filiação.

Outro detalhe incomum tem a ver com a sua escolaridade. Apesar das circunstâncias humildes de seus pais, Delitzsch foi capaz de frequentar a escola e a universidade graças ao patrocínio de um Lewy Hirsch, um comerciante de antiguidades judaica que Delitzsch chamou de seu "benfeitor". 

Hirsch viveu na mesma casa que a família Delitzsch. Parece que Hirsch pode ter sido mais tarde batizado graças à influência de Delitzsch, tomando o nome de "Theodor". Houve especulação durante a vida de Delitzsch que Lewy Hirsch e o padrinho Franz Julius Hirsch eram na verdade a mesma pessoa, e que este era de fato o pai biológico de Delitzsch. O próprio Delitzsch sempre rejeitou essa alegação. Mas a noção de que a família de Delitzsch abrigou uma identidade secreta judaica sob uma fachada cristã não é rebuscada. A conversão ao cristianismo era comum entre os judeus alemães na virada do século XIX, e era geralmente motivada por considerações pragmáticas, uma vez que os cargos governamentais e os cargos de ensino eram restritos aos cristãos.

Delitzsch especializou-se cedo em estudos semíticos. Foi professor assistente na Universidade de Leipzig em 1844 e professor titular na Universidade de Rostock em 1846, depois na Universidade de Erlangen em 1850, e em 1867 voltou à Universidade de Leipzig, onde passou o resto da sua vida Vida.

Delitzsch teve dois filhos, Johannes, que se tornou um teólogo, e Friedrich, o Assyriologist notável.

Delitzsch colaborou com Carl Friedrich Keil em uma série de comentários que cobre todo o Antigo Testamento. Publicado pela primeira vez em 1861, ainda está em impressão. Delitzsch contribuiu com os comentários sobre o Livro de Jó, Salmos, Livro de Provérbios, Eclesiastes, Cântico de Salomão e o Livro de Isaías. Independente desta série, Delitzsch também escreveu um comentário sobre o livro de Gênesis, publicado em 1888.

A tradução de Delitzsch do Novo Testamento em Hebraico (1877) ainda é considerada a edição padrão do Novo Testamento em hebraico e em sua décima edição, foi revisada por um jovem Arnold Ehrlich por insistência de Delitzsch. 

Esta edição foi destinada a ser usada para proselitismo entre judeus. Mais tarde foi revisto por Gustaf Dalman, com quem compartilhava "um interesse comum na evangelização dos judeus". É notável que estas edições foram compostas antes do moderno revival da língua hebraica, mas as traduções ainda permanecem frescas e vivas para os leitores de hoje.

Em 1880 Delitzsch estabeleceu o Institutum Judaicum em Leipzig para a formação de trabalhadores missionários cristãos entre os judeus.

Outro missionário cristão para os judeus, John Duncan, escreveu que Delitzsch "permaneceu firme na manutenção da autoridade e inspiração divinas de todo o Velho Testamento", numa época em que muitos "pareciam dispostos a render-se".

Nenhum comentário:

Postar um comentário