Quem foi Francis Scott Fitzgerald

Quem foi Francis Scott Fitzgerald

Francis Scott Fitzgerald (1896-1940) foi um escritor norte-americano, um dos escritores da chamada "Geração Perdida" da literatura americana.
Francis Scott Fitzgerald nasceu em Saint Paul, Minnesota, Estados Unidos, no dia 24 de setembro de 1896. Filho de um rico fazendeiro do sul e de uma católica irlandesa frequentou as melhores escolas sem mostrar interesse pelos estudos. Ingressou na Universidade de Princeton, mas não concluiu o curso. Em 1917 alista-se no Exército.
Em um campo de treinamento no Alabama, conhece Zelda Sayre, com quem se casa. Desmobilizado de suas funções militares, tenta seguir a carreira publicitária até publicar seu primeiro romance, "Este Lado do Paraíso" (1920). O livro é sucesso de vendas. Scott passa a ser porta-voz dos jovens intelectuais revoltados com a sociedade.
Principal cronista da vida da alta sociedade dos Estados Unidos nos anos 20, por ele definidos como "Era do Jazz". Pelo estilo de vida boêmia, torna-se uma espécie de ídolo da chamada "Geração Perdida", que proclama a falência do sonho norte-americano de uma sociedade harmônica. Em 1922 escreve o romance, "Belos e Malditos".
Em 1924 parte para a França, como outros artistas norte-americanos, e leva uma vida agitada. Escreve “O Grande Gatsby” (1925), um romance sobre a Era do Jazz, época de grande prosperidade e liberdade da sociedade norte-americana. Com a segunda edição do livro, o autor conquistou seu lugar entre os maiores escritores do seu tempo. O livro se transformou em sua obra-prima.
Francis Scott Fitzgerald passou um longo período apenas fazendo textos para revistas. Em 1934 publicou "Suave é a Noite", um fracasso de vendas. De volta aos Estados Unidos, em 1937, escreve roteiros para filmes de Hollywood.
Enfraquecido pelo álcool, tenta duas vezes o suicídio em 1936. Abalada emocionalmente, sua mulher Zelda interna-se várias vezes para tratamento e morre num incêndio em um hospício em 1948. Fitzgerald deixa inacabado seu livro "O Último dos Magnatas".


Francis Scott Fitzgerald faleceu em Hollywood, Califórnia, Estados Unidos, no dia 21 de dezembro de 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário