O que é Biorregião

O que é Biorregião

É chamada de biorregião uma forma diferenciada de divisão geográfica, cujos limites são estabelecidos por referenciais naturais, topográficos, sem considerar as divisões políticas. Segundo Berg (2006, p. 157), "O conceito de biorregião é extremamente útil para nos colocar de volta dentro da natureza, e não “acima” dela. Biorregião é um termo para descrever a geografia natural de onde se vive. Ela também identifica um lugar para realizar atividades apropriadas para a manutenção dessas características naturais".

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, 2001, p.99, nota 28) é ainda mais abrangente: “Uma biorregião é uma área geográfica que contem um ou mais ecossistemas, e cujos limites são definidos pelos limites dos sistemas ecológicos e das comunidades humanas.” (tradução livre).

Como explica Callenbach (ano, p. 31), "Como os outros organismos, nós, seres humanos, adaptamo-nos aos recursos biológicos e a outras características das biorregiões. O modo de vida dos povos de sociedades existentes há muito tempo está intimamente relacionado a suas biorregiões; eles desenvolvem tecnologias, estruturas sociais, culturas populares e mitologias que os tornam capazes de sobreviver bem nesses ambientes".

Dessa forma, cada biorregião tem características peculiares como clima, vegetação, recursos hídricos, topografia, solo, fauna e comunidades humanas. Trata-se de uma unidade entre geografia e biologia (geo-biologia) distinta das demais, e relativamente auto-suficiente.

O conceito de biorregião é comumente utilizado para fins de gestão ambiental, por dar ênfase tanto a proteção da natureza quanto ao respeito a cultura das comunidades locais e nas suas interconexões. Está, portanto, diretamente relacionado aos conceitos de sustentabilidade e de ética ambiental.


Referências:

BERG, P. Como mapear a sua própria região. In: STONE, M.K.; BARLOW, Z. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.

Callenbach, E. Ecologia: um guia de bolso. Peirópolis: São Paulo, 2001.
FAO. Situación de los bosques: la Evaluación de los recursos forestales mundiales, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário