Língua Portuguesa: O que é Verbo Intransitivo

Língua Portuguesa: O que é Verbo Intransitivo

O “verbo intransitivo”: verbo significativo (núcleo do predicado), cujo sentido é completo. A ação restringe-se ao verbo. Por isso, não exige a presença de complementos. A própria terminologia em si constitui-se de um prefixo indicador de negação “in”


Sob esse aspecto, “intransitivo” é aquilo que não transita. Não há a transição da ideia verbal para o seu complemento.

Ex.

- Durante a madrugada, o cachorro latiu ferozmente.

É válido explicar que, na frase acima, a palavra “ferozmente” não foi empregada para completar o sentido do verbo intransitivo “latir”. O seu objetivo é indicar o modo com que o cachorro estava latindo. Já o trecho deslocado para o princípio da frase “durante a madrugada” tem o propósito de revelar o tempo em que ocorreu a ação verbal. 

Nessa perspectiva, é importante ressaltar que o verbo intransitivo pode vir, sim, acompanhado de determinadas palavras ou expressões, cuja presença não é obrigatoriamente exigida por ele. As referidas expressões têm por finalidade apresentar apenas as circunstâncias em que seu deu a ação.

Vale enfatizar que a predicação de um mesmo verbo (transitivo direto, transitivo indireto ou intransitivo) pode variar conforme o contexto em que a frase se insere. Compare:

  1. Embora tenha sido questionado, o rapaz não falou a verdade.
  2. Durante a aula, o professor advertiu a aluna, quando ela falava com o colega.
  3. Apesar de ser formado em Jornalismo, ele não fala adequadamente.

Constate que, na letra “a”, houve a necessidade da complementação da ideia expressa pelo verbo “falou”, feita de forma direta. “O rapaz falou o quê?”: “a verdade”. Com relação à letra “b”, nota-se que foi preciso especificar com quem a aluna falava para explicar o porquê da advertência realizada pelo professor. 

Quem fala, fala com alguém. 

Nesse caso, a intermediação foi feita pela preposição “com”. E, por fim, na letra “c”, percebe-se a ocorrência do verbo intransitivo “fala”, referindo-se se à habilidade humana em si. Por isso, não depende de complemento. A palavra “adequadamente” indica apenas o modo com que ele não fala. Em suma, o olhar atento para o contexto da situação comunicativa, é imprescindível para se perceber a questão da (in) transitividade verbal.


Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário