Você é capaz de mudar?

Você é capaz de mudar?

Eu quero que pense na pergunta. Nenhum ser humano é perfeito, mesmo quem não acredita em Deus concorda com isso, ainda que a concepção de perfeição seja questionável, nesse caso. Todos nós temos características na nossa personalidade que não gostamos.

Leia também: Espiral de mudanças: O poder da transformação pessoal e profissional


Agora eu quero que olhe para dentro de você e pense no que você mudaria na sua personalidade, nas suas atitudes, se você tivesse o poder de fazer isso. Deixaria de ter um temperamento forte? Deixaria de deixar as coisas para o último momento, de sentir ansiedade por tudo e qualquer motivo?

Vamos partir pelo princípio da teoria da Dualidade:

De um lado, você pode acreditar que as pessoas são o que são por que está em sua natureza. Ela nasceu com o potencial de ser ruim, a maldade está no seu coração e ela não pode fugir disso. Sempre será má em todas as oportunidades que tiver. Não importa o que se faça, não pode mudar.

De outro, você pode acreditar que o ser humano é uma mistura de suas culturas, de suas crenças, dos ensinamentos de seus pais, e que se fosse criado em outro lugar, por outras pessoas, seria completamente diferente. Em casos como esse, você pode acreditar que uma pessoa má pode ser recuperada, tratada e reabilitada pela sociedade, não por meio de ser domada, mas por entender a negatividade de seus atos.

Eu quero que você pense bem sobre essas duas possibilidades, porque nós costumamos fazer esse julgamento frequentemente quando olhamos ao meio externo. As vezes escolhemos por uma forma de pensar e as vezes escolhemos outra, de acordo com a nossa conveniência, mas partindo do princípio de uma dessas possibilidades, é coerente que usemos apenas uma das lógicas, e abandonemos a outra, não concorda?

Por que é necessário que você viva em paz consigo mesmo, por que mesmo em atitude que não necessariamente consideramos imorais, quando se trata de nós mesmos, nem sempre aprovamos, como por exemplo, ingenuidade, insegurança, ciúmes, etc...

Então eu quero que você pense. É assim que você é? Você é capaz de viver em paz consigo mesmo, aceitar suas características, as más e as boas e viver sem medo de ser uma pessoa ruim, capaz de se orgulhar?

Se não, você deve saber que pode mudar, certo?

Então nós vamos te ajudar a entender como. É tudo uma grande questão de auto-observação e autoconhecimento. Quero que responda as seguintes perguntas:

1. O que você faz, que você não gostaria de fazer, ou o que você sente, que não gostaria de sentir?

2. Você acha que as pessoas em geral são capazes de mudar?

3. Você acredita então que você possa mudar por vontade própria, já que é uma pessoa como todas as outras?

4. O que seria necessário para que você mudasse? Como você mesmo poderia se educar de forma que sua atitude seja diferente?

5. Como você decide o que você precisa mudar, e o que pode simplesmente aceitar, pela cobrança externa, ou pelo seu próprio ponto de vista?

Se você acha que a sua mente não pode alterar as coisas como ela são, eu quero que olhe à sua volta, e perceba um mundo que, antes de nós era só uma monte de florestas e barrancos, mas que foi moldado do zero a partir da imaginação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário