O Conceito "Singularização" de Victor Chklovski

O Conceito "Singularização" de Victor Chklovski

Victor Chklovski foi um crítico literário e escritor russo que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do movimento formalista na literatura russa. O conceito de singularização foi introduzido por Chklovski em seu ensaio "A Arte como Procedimento" (1917).


Segundo Chklovski, a literatura e as artes em geral devem desafiar a nossa percepção habitual das coisas, tornando-as "estranhas" ou "singulares". Para Chklovski, a tendência natural do ser humano é automatizar e rotinizar a sua percepção do mundo, tornando-o insensível à beleza e complexidade da vida. A arte, portanto, deve "desautomatizar" essa percepção, forçando o leitor ou espectador a olhar para o mundo de uma maneira nova e fresca.

A singularização é a técnica utilizada pelos artistas para tornar as coisas familiares em algo novo e singular. Isso pode ser feito através do uso de recursos estilísticos, como a estruturação de frases ou o emprego de imagens e metáforas inusitadas, por exemplo.

Imagine um poema que descreve um pássaro voando pelo céu. Se o poema descrever o pássaro de uma forma muito literal e direta, utilizando frases simples e sem imagens poéticas, ele não será muito singular e pode não despertar o interesse do leitor. No entanto, se o poema utilizar recursos estilísticos, como a aliteração, a repetição e a metáfora, ele pode se tornar muito mais singular e envolvente.

Por exemplo, o poema poderia ser escrito da seguinte forma:

O pássaro voa, voa pelo céu, 
Asas brancas batendo suavemente, 
Traçando círculos, como um arco-íris, 
Seu canto suave, um hino de liberdade.

Nesse poema, o autor utilizou a aliteração no verso inicial, a repetição no segundo verso, a metáfora do arco-íris e o adjetivo "suave" para descrever o canto do pássaro. Esses recursos estilísticos tornam o poema mais singular e interessante, pois desafiam a percepção habitual do leitor e apresentam o pássaro de uma forma nova e poética.

Em resumo, a singularização é um conceito fundamental para a teoria formalista da literatura, que enfatiza a importância da forma e do estilo na criação de uma obra de arte singular e significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário