O Conceito "Inquietante" de Freud

O Conceito "Inquietante" de Freud

Em seu ensaio "O Estranho" (1919), Freud introduz o conceito de "inquietante" (em alemão, "Unheimlich") para descrever uma sensação de estranheza, ansiedade e desconforto que pode ser provocada por algo que é ao mesmo tempo familiar e estranho. De acordo com Freud, o "inquietante" está relacionado a algo que é reprimido ou que foi colocado fora do âmbito da consciência, mas que retorna de maneira perturbadora.


Para Freud, o "inquietante" é frequentemente associado a experiências infantis de medo, como a perda de um ente querido ou a percepção da ameaça de castração. Essas experiências podem deixar uma marca indelével na psique da pessoa e ressurgir mais tarde na vida adulta, sob a forma de uma sensação de estranheza ou desconforto em relação a algo familiar.

Alguns exemplos de coisas que podem ser consideradas "inquietantes" são: bonecos ou brinquedos que parecem estar vivos, espelhos que refletem uma imagem que não corresponde à realidade, lugares abandonados ou vazios, entre outros.

Em resumo, o conceito de "inquietante" de Freud se refere a uma sensação de estranheza e desconforto que surge diante de algo que é familiar, mas que, por algum motivo, causa uma impressão perturbadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário