Língua Portuguesa: Qual forma utilizar: Estar ou Está?

Língua Portuguesa: Qual forma utilizar: Estar ou Está?

Quando utilizar Estar e quando utilizar Está?

Essa foi a pergunta de uma seguidora da nossa página no facebook.com/DaAula se você não nos segue lá está perdendo muito conteúdo legal :)

É mais fácil quando tem uma palavra que existe e outra que não existe na língua portuguesa, mas quando é o caso dessas duas palavras, onde as duas existem, fica um pouco mais difícil. Mas vamos tentar explicar de forma resumida e simplificada como sempre tentamos fazer aqui.


Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Agora Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

O erro normalmente reside no fato das pessoas escreverem da mesma forma que elas falam. É um erro bem comum diga-se de passagem. 

Quando devo usar Estar?


Estar é a forma verbal no infinitivo e deverá ser usado, na maioria das vezes, em locuções verbais, quando o verbo possuir regência de uma preposição e quando não houver um sujeito definido, podendo ainda ter outros usos. A dúvida que fica na utilização do infinitivo ocorre geralmente nas locuções verbais e nas frases com preposições.

Exemplos:  
 
- Cibele deve estar indo embora. (locução verbal com verbo auxiliar deve)

- Meu primo deve estar cursando medicina. (locução verbal com verbo auxiliar deve)

- Ela pode estar me esperando. (locução verbal com verbo auxiliar pode)

- Meu pai pode estar atrasado. (locução verbal com verbo auxiliar pode)

- Meu irmão não vai estar na festa. (locução verbal com verbo auxiliar vai)

- O menino fica sempre sem estar quieto. (frase com preposição)

- Meditar é importante para ele estar sossegado. (frase com preposição)

E quando usar Está?


Está é a forma verbal no presente do indicativo, é usada principalmente para indicar uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também, entre outros usos, uma ação habitual, uma característica do sujeito e um estado permanente de uma situação.

- O rapaz está feliz.

- Bel está indo embora.

- Meu pai está atrasado.

- Ela está me esperando.

Se ficou alguma dúvida ou deseja acrescentar algo deixe nos comentários, irá ajudar muito!


Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook. Também indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar na imagem abaixo. Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário