Aprenda qualquer coisa com o método Feynman de aprendizagem rápida

Aprenda qualquer coisa com o método Feynman de aprendizagem rápida

Se você estuda ou já estudou licenciatura, ou fez qualquer matéria direcionada ao ensino, você já teve contato com uma das maiores visões sobre as técnicas de ensino, o Construtivismo.


Você que não conhece, é algo simples: basicamente, uma pessoa não guarda bem conhecimentos recebidos prontos ou cumulativos tão bem quanto guardaria conhecimentos que ela mesma produziu, descobriu ou aperfeiçoou.

Por tanto, usar experiências, pesquisas, debates, tudo o que tire o aluno da condição de receptor e o coloque no papel de construtor de conhecimento.

A técnica do físico Feynman é uma das mais interessantes, produzidas para que você compreenda um assunto de forma simples e rápida, e que a guarde na memória.

A base da ideia vem  do fato de que, geralmente, quando não entendemos um assunto, é por que não temos una ideia estruturada e organizada dele em nossa mente, ou por que o conhecimento está registrado com palavras difíceis e com termos que não conhecemos.

Compreende-se, para facilitar o entendimento com cinco passos.

1. Entender o assunto. Trata-se de pesquisar as informações e as anotar de forma legível, para que as possa ler e assimilar, sem perder nada.

2. Explicar o assunto. Aqui é o ponto em que você organiza as informações. Você deve escrever uma explicação das informações que você adquiriu, e assimilar de forma discursiva. A ideia é que você escreva com palavras simples que você conhece, sem formalidades ou termos técnicos desnecessários, como se estivesse explicando para afluem mais leigo do que você

3. Fale em voz alta. Falar é a forma mais frequente de organização das ideias, quando você fala, você percebe o que faz sentido ser dito primeiro, e o que fica faltando ser dito. Se tiver alguém a disposição para quem você possa explicar o assunto como você compreendeu, melhor ainda.

4. Analisar o que compreendeu. Faça uma análise de tudo o que pegou, e de quais partes da matéria faltam ser compreendidas ou encaixadas nos outros conhecimentos que já tem. Tente fazer observações, ler novamente textos que não foram compreendidos antes (agora com mais conhecimento do que tinha), e tente tirar novas conclusões.

5. Crie uma síntese simplificada. Aqui você fará um resumo, usando as palavras fáceis que facilitem memorizar as informações aprendidas. Pode ser em forna de uma redação, de uma lista ou de tópicos. Hoje em dia os tópicos são mais populares.


E uma dica. Não deixe de pensar no assunto quando não está com os livros por perto também. Deixe de lado, de vez em quando, o acumulo de informações, e veja quais ideias novas podem ser atingidas por meio da reflexão enquanto, por exemplo, está caminhando na rua.

2 comentários:

  1. Maravilhosoooooo...Muito obrigada pelas valiosas informações. Parabéns por esse trabalho!

    ResponderExcluir