Scanear ou Escanear? Qual a Forma Correta

Scanear ou Escanear? Qual a Forma Correta

Como se escreve Scanear ou Escanear?

A forma correta de escrita é "escanear". É uma palavra que se refere ao ato de digitalizar um documento ou imagem para armazená-lo ou compartilhá-lo de forma eletrônica. A palavra "scanear" não é considerada correta na norma culta da língua portuguesa, embora seja amplamente utilizada em contextos informais e em algumas regiões do país.


"Escanear" é um verbo transitivo direto, que pertence à classe gramatical dos verbos. Ele é formado a partir do prefixo "es-" e do verbo "canear", que significa passar uma caneta, pincel ou lápis sobre uma superfície. A partir dessa ideia de passar algo sobre uma superfície, o verbo "escanear" ganhou o sentido de passar um scanner sobre um documento ou imagem para digitalizá-lo.

Exemplos:

- Eu vou escanear este documento e enviar por e-mail. 

- O funcionário escaneou todas as fotos do evento para compartilhar com a equipe.

Embora a forma "scanear" seja amplamente utilizada em algumas regiões e contextos informais, a forma correta de escrita é "escanear". É importante utilizar a norma culta da língua portuguesa em situações formais e escritas, para evitar erros de ortografia e comunicação. O verbo "escanear" é utilizado com frequência em nosso cotidiano, especialmente com o advento da tecnologia digital, e é fundamental que todos os falantes da língua portuguesa conheçam a forma correta de utilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário