Qual a forma correta utilizar: Viagem ou Viajem?

Qual a forma correta utilizar: Viagem ou Viajem?

Como se escreve, Viagem ou Viajem?

É uma dúvida que sempre volta em momentos que vou viajar. Apesar que nessa época de pandemia ninguém está viajando tanto né, mas vamos explicar um pouco sobre essas duas palavrinhas. 


Tanto viagem quanto viajem são palavras que existem. As duas estão corretas e podem ser utilizadas, contanto que respeite a forma de cada uma. Quando escrevemos viagem com g, é um substantivo, quando escrevemos viajem com J é a forma conjugada do verbo viajar. 

Viagem


O substantivo feminino viagem indica uma jornada, um passeio no parque ou em outro lugar, um deslocamento de alguém de um ponto mais próximo para um ponto mais distante. Veja alguns exemplos com a palavra viagem:

- A minha viagem foi maravilhosa.

- Ela fará três dias de viagem até chegar em casa,

- Muito cuidado com as viagens provocadas pelas drogas.

Viajem


Viajem é a forma do verbo viajar conjugado na 3.ª pessoa do plural do presente do subjuntivo (que eles viajem) ou na 3.ª pessoa do plural do imperativo (viajem eles). É sinônimo de passeiem. Viajar indica o ato de se deslocar de um lugar para outro, de percorrer caminhos, de visitar países e cidades. Pode significar também o ato de ter alucinações, delirar, sonhar e imaginar. Veja alguns exemplos com a palavra viajem:

- Não viajem hoje! Viajem amanhã!

- É necessário que eles viajem muito no novo trabalho.

- Não viajem! É muito perigoso essa época do ano.


Aproveite e veja nossos outros posts relacionados, comente, deixe sua opinião e dúvidas. Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário