Quando usar a, à e há?

Quando usar a, à e há?

Quando usar a, à e há? Todas as formas de "as" estão corretas.

São dúvidas bem comuns, pelo motivo de não ter uma forma de uso única, existem outras palavras que existem, mas dependendo do contexto e da forma que está escrita não está correto. Vamos tentar explicar um pouco melhor sobre!


A


A vogal a, quando escrita separadamente e sem acento, indica geralmente o artigo definido feminino ou uma preposição, usada antes de um substantivo. Ex.:

- A sala estava cheia ontem.

- A menina que você gosta chegou.

À


O famoso a craseado. Quando o a recebe acento crase significada que ele está fazendo a junção de dois "as", a sendo preposição e a sendo artigo feminino. Ex.:

- Fui à feira

Veja que temos dois "as". Fui a (a preposição) e a feira (a artigo). Para não ser necessário escrever os dois "as" usa-se nesse caso a craseado. 


Nesse caso é diferente de tudo que falamos até aqui sobre os "as". O a com h e acento no a, é o verbo haver conjugado na 3º pessoa do singular do presente do indicativo. Geralmente é usada quando o verbo haver atua como um verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado sempre na 3.ª pessoa do singular. Ex.:

- comida na geladeira.

- uma festa na rua.

- amizades que duram para sempre.


Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar ou colaborar com suas sugestões de melhoria. Vou deixar aqui um vídeo de uma professora muito boa falando sobre esse assunto, não deixe de acompanhar!

2 comentários:

  1. Gostaria de uma explicação sobre "Glória à Deus" , com crase ou sem crase e como se explica o a antes de Deus? Por favor! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. No caso Deus é uma palavra masculina, não tem artigo feminino, apenas a preposição a. Por tanto não há crase.

      Excluir