A Ideologia da Ditadura do Proletariado em Karl Marx

A Ideologia da Ditadura do Proletariado em Karl Marx

A Ditadura do Proletariado é uma ideologia baseada em Karl Marx que pressupõe a tomada do poder pelos operários como o único modo de reverter a exploração capitalista.


O desenvolvimento do capitalismo suscitou uma série de ideologias que visam romper com a suposta exploração do sistema. Desde a Revolução Industrial, a organização do trabalho se alterou. Os trabalhadores perderam o controle dos meios de produção e dos produtos finais, passaram unicamente a vender a força de trabalho para a burguesia. Desta forma se criou um novo modelo de trabalho baseado na burguesia e no proletariado.

Ávidos por lucros, os burgueses, proprietários dos meios de produção e dos produtos, introduziram uma carga de trabalho abusiva sobre os trabalhadores. Como o novo momento das relações de trabalho no mundo não dispunha de regulamentações que dessem conta da relação entre proletariado e burguesia, esta explorou os trabalhadores sobremaneira. Com cargas horárias diárias de trabalho abusivas, remuneração baixa e indistinção entre o trabalho de crianças e adultos, o capitalismo foi se intensificando no seio das sociedades forjadas pela burguesia.

Em resposta à exploração exercida, os trabalhadores iniciaram movimentos de contestação que geraram ideologias políticas. Mas foi o filósofo Karl Marx quem estabeleceu as bases de uma nova ideologia responsável por influenciar em grande escala as aspirações dos trabalhadores. O marxismo colocou em cheque a relação da burguesia com o proletariado e difundiu a ideia de que os operários eram os únicos capazes de, após a tomada do poder, reverter o quadro exploratório.

Marx fazia a propaganda do comunismo, acreditava que no decorrer do próprio sistema capitalista o proletariado desenvolveria uma consciência de classe capaz de unir os trabalhadores, em quantidade numérica muito maior, em ações que resultassem no bem coletivo. A luta de classes, naturalmente existente e base do capitalismo, seria revelada para os trabalhadores.

O sistema capitalista para existir depende da luta de classes, burguesia e proletariado só existem em função um do outro. Entretanto, nesse sistema, a burguesia é a privilegiada por ter controle dos meios de produção e ter o benefício de explorar a força de trabalho, o que resulta em benefícios privados. Marx dizia então que a burguesia se apropriava injustamente da diferença e contribuía para aumentar a distância social e econômica entre operários e patrões. 

Nesse quadro, surgiu o conceito de Ditadura do Proletariado. Segundo este, o desenvolvimento da consciência de classe e a exploração do capitalismo davam aos operários a condição de ser a classe social única com a capacidade de reverter a situação. Para isso, o proletariado deveria tomar o poder da burguesia através de uma revolução e implantar um regime do proletariado, regido com pulso firme, para minimizar as diferenças sociais e proporcionar o bem-estar coletivo.

Uma das primeiras tentativas de implantação da Ditadura do Proletariado ocorreu na França em 1871. A chamada Comuna de Paris resultou na tomada do poder pelo operariado e na tentativa de instalação de uma república de caráter socialista. Entretanto, o movimento foi aniquilado pelo governo, o que representou uma forte derrota para os defensores da ideologia comunista de cunho marxista.

Somente em 1917 que a Revolução Russa revelou uma tentativa relativamente bem sucedida de Ditadura do Proletariado. Na ocasião, os trabalhadores tomaram o poder do tradicional regime czarista e instalaram um governo socialista através do líder Lênin. A formação da União Soviética estabeleceu um regime socialista que teve Stalin como líder até o início da década de 1950, governando com a rigidez de uma Ditadura do Proletariado. Porém, mais tarde se revelou os abusos realizados também por esse sistema. Na década de 1990, o governo socialista chegou ao fim após demonstrar que não possuía mais forças para se sustentar e que sua população estava em um patamar social e econômico muito atrasado em relação ao mundo capitalista.


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário