Quem foi Haroldo de Campos

Quem foi Haroldo de Campos

Haroldo de Campos (1929-2003) foi um importante poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta brasileiro, uma das figuras mais influentes do movimento da poesia concreta.


Nascido em São Paulo, Haroldo estudou Direito e Filosofia antes de se dedicar à literatura. Em 1952, fundou, juntamente com seu irmão Augusto e Décio Pignatari, o grupo Noigandres, que teve papel fundamental no desenvolvimento da poesia concreta no Brasil.

Entre suas obras mais conhecidas estão "Galáxias", "A Máquina do Mundo Repensada", "O Grau Zero da Escrita", entre outros. Além de poeta, Haroldo de Campos foi um importante tradutor, tendo traduzido obras de autores como James Joyce, Samuel Beckett, Dante Alighieri e Homero.

Seu trabalho como crítico literário e ensaísta também teve grande relevância para a literatura brasileira, com estudos sobre a poesia moderna e a teoria literária. Haroldo de Campos deixou um importante legado para a cultura brasileira e sua obra continua a ser estudada e apreciada por estudantes e pesquisadores de todo o mundo.

Haroldo de Campos faleceu em São Paulo, no dia 16 de agosto de 2003, aos 73 anos, vítima de uma parada cardíaca. Sua morte foi uma grande perda para a literatura e a cultura brasileira, especialmente para o movimento da poesia concreta, do qual ele foi uma das principais figuras. Seu legado, no entanto, continua vivo e influente, e sua obra é considerada uma das mais importantes da poesia e da crítica literária brasileiras do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário