Quem foi Alfredo Bosi

Quem foi Alfredo Bosi

Alfredo Bosi (1936-2021) foi um dos mais importantes críticos literários do Brasil. Ele nasceu em São Paulo, em uma família de imigrantes italianos, e desde cedo mostrou interesse pelas artes e pela cultura. Bosi formou-se em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde mais tarde se tornaria professor titular. Foi também um dos fundadores da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL).

Bosi foi um crítico literário prolífico, com dezenas de livros publicados ao longo de sua carreira. Sua obra mais conhecida, "História Concisa da Literatura Brasileira", é uma referência para estudantes e pesquisadores da área. Ele também escreveu sobre poesia, teatro e cinema, sempre com um olhar atento e crítico.


Além de sua obra como crítico literário, Bosi foi um defensor dos direitos humanos e da democracia. Ele participou ativamente do movimento estudantil nos anos 60 e 70, e foi perseguido pelo regime militar. Mais tarde, ele se engajou em diversas iniciativas em defesa da cultura e da educação.

Ao longo de sua carreira, Alfredo Bosi recebeu inúmeros prêmios e homenagens, incluindo a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura e o Prêmio Jabuti. Ele foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX, e sua obra continua a ser estudada e apreciada por estudantes e pesquisadores de todo o país. 

Alfredo Bosi faleceu no dia 7 de abril de 2021, aos 84 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele estava internado desde o final de março em um hospital de São Paulo, em tratamento contra a doença. A morte de Bosi foi lamentada por muitos intelectuais, escritores e admiradores de sua obra, que destacaram a importância de seu legado para a cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário