O período chamado Romantismo

O período chamado Romantismo

O Romantismo foi um movimento literário que teve grande influência na literatura brasileira durante o século XIX. Iniciado na Europa, o Romantismo valorizava o sentimento e a emoção, em oposição à razão e à lógica que haviam sido tão valorizadas no período anterior, o Iluminismo. Os escritores românticos buscavam a liberdade de expressão e criatividade, e exaltavam a natureza, a imaginação e o amor.


No Brasil, o Romantismo teve início em meados do século XIX e se estendeu até o final do século. Os escritores brasileiros do período eram influenciados por escritores europeus como Victor Hugo e Lord Byron, e buscavam criar uma literatura que fosse ao mesmo tempo nacional e universal. Eles exploravam temas como o amor, a morte, a solidão, a natureza e a religião.

Entre os principais escritores românticos brasileiros, destacam-se José de Alencar, Álvares de Azevedo e Castro Alves. A obra mais conhecida do período é "Iracema", de José de Alencar, que conta a história de amor proibido entre uma índia e um colonizador português. Outras obras importantes incluem "Noite na Taverna", de Álvares de Azevedo, e "Navio Negreiro", de Castro Alves, que tratavam de temas como a morte e a escravidão.

O Romantismo teve uma importância significativa na literatura brasileira, pois trouxe uma nova forma de se expressar e de pensar sobre a vida e a sociedade. Os escritores românticos buscavam a liberdade de expressão e de criação, e isso teve grande impacto na literatura e na cultura brasileira como um todo. As obras do período continuam a ser estudadas e apreciadas até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário