A Última Pergunta de Isaac Asimov

 A Última Pergunta é um conto de ficção científica escrito por Isaac Asimov em 1956. A história se desenrola ao longo de milênios, explorando o avanço da humanidade e da tecnologia através da interação entre um computador central chamado Multivac e dois protagonistas humanos, os técnicos George e Susan. O enredo gira em torno de uma pergunta fundamental: "Pode a entropia ser revertida?", que é formulada repetidamente em diferentes formas ao longo do tempo.

Inicialmente, a pergunta é feita de maneira casual por um jornalista curioso e intrigado com a complexidade do Multivac. Ao longo das eras, a humanidade desenvolve novas tecnologias, expande-se pelo universo e enfrenta o desafio da entropia, o declínio inevitável da energia disponível para realizar trabalho. Enquanto isso, os técnicos George e Susan passam de geração em geração, continuando a buscar uma resposta para a pergunta fundamental.

À medida que a história avança, a humanidade evolui para um estado onde a própria Terra é destruída pela entropia, mas uma solução final é descoberta. A pergunta é reformulada repetidamente por diferentes formas de inteligência artificial, culminando na criação de um computador capaz de responder à última pergunta. No clímax da história, a última pergunta é finalmente feita ao "computador", que se revela como um ser supremo unificado com o Multivac, e a resposta é dada.


O conto explora conceitos de evolução tecnológica, a natureza do tempo e da entropia, além de sugerir uma resposta filosófica profunda sobre a relação entre humanidade, tecnologia e o destino último do universo. Com sua narrativa habilmente construída e seu final intrigante, A Última Pergunta continua a ser uma das obras mais reverenciadas de Asimov e um marco na ficção científica.

Escute o conto completo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário