Quem foi Galileu Galilei

Quem foi Galileu Galilei

Vamos conhecer um pouco da vida de Galileu Galilei.

Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano. Fundamentou cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Copérnico. Desmitificou lendas, estabeleceu princípios e causou uma renovação na história da Ciência.

Ele nasceu em Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1564. Era filho de Vincenzo Galilei, um comerciante de lã e de Giulia Amnannati. Ainda criança, Galileu revelou capacidades raras. Interessado em artes, realizou excelentes pinturas e, com grande habilidade manual fabricava brinquedos e engenhocas. Tocava órgão e cítara. Estimulado pelo pai, entrou na Universidade de Pisa a fim de estudar Medicina.

Em 1585, Galileu Galilei resolveu abandonar os estudos de Medicina para se dedicar exclusivamente ao estudo da Matemática. Nesse mesmo ano, recebeu o convite para lecionar em Florença, onde se destacou por pesquisas em geometria.

Em 1589, foi convidado para lecionar Matemática na Universidade de Pisa. Com 25 anos, Galileu não era bem visto pelos outros professores. Não tinha o título universitário e ousava por em dúvida a Ciência de Aristóteles.

Em 1591, depois de intrigas e disputas, com os adeptos de Aristóteles, Galileu perdeu o posto de professor. Em 1592, através da indicação do senado de Veneza, Galileu é nomeado para lecionar Matemática na Universidade de Pádua.

Durante 18 anos em Pádua, além das pesquisas em dinâmica, de que resultou a sua lei do movimento, procurou resolver importante problema militar, que consistia em prever a trajetória de uma bala de canhão. Fez importantes descobertas astronômicas através da observação direta dos astros com sua luneta.

Galileu passou a vida inteira em conflito aberto com o poder religioso, que controlava rigorosamente a ciência do seu tempo. Mergulhado no mundo da física e da astronomia, desmistificou lendas, negou teorias e estabeleceu novos princípios.

Foi obrigado pelas autoridades da Inquisição, que defendiam as leis de Aristóteles e renegavam sua brilhante explicação e ampliação da teoria heliocêntrica de Copérnico, a renegar publicamente as verdades científicas que descobrira e desenvolvera, sob a ameaça de pena de morte.

Impedido de prosseguir os estudos sobre o sistema de Copérnico, ele recolheu-se a seu castelo, em Arcetri, nos arredores de Florença, onde se dedicou a comprovar novos métodos de pesquisa científica baseados na experimentação.

Galileu Galilei morreu cego, em Arcetri, Itália, no dia 8 de janeiro de 1642. Em 31 de outubro de 1992 a Igreja Católica, através do papa João Paulo II, reconheceu o erro cometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário