A Teogonia resumida: Origem dos deuses gregos

A Teogonia resumida: Origem dos deuses gregos

Vocês já ouviram falar da gênese da religião grega? De onde vieram os deuses gregos? Vamos ver de perto, de forma bem sucinta e direta, de acordo com a poesia de Hesíodo.

Os primeiros deuses são representações de forças primordiais, como a terra, o céu, a justiça etc... mas é importante que se entenda que eles são personagens humanizados, eles ainda se amam, tem filhos, se matam, essas coisas.

E o primeiro deles é Caos, uma espécie de vazio que existe antes do tempo e antes de tudo, e em seguida vem Gaia, a terra, as montanhas as cavernas, e dela começam a surgir muitos outros deuses, chamados de Titãs. Um deles é Uranos, o Céu, que vem se deitar sobre ela todas as noites. Uranos domina a terra e é seu rei, e é de propósito que impede a saída de seus filhos.

Gaia tem filhos dessa união, grandes quantidades, mas como não existe espaço entre o céu e a terra, os filhos não podem sair de dentro dela, e isso causa muita dor a ela. Ela pede ajuda aos filhos, e o mais novo, Cronos, o tempo, decide por intervir. Ele forja uma foice da terra, e espera que Uranos se deite sobre Gaia, para cortar-lhe quando tocasse na terra. E quando o fez, Uranos subiu de sobre a terra, e daí surgiu espaço para saírem. Só que Cronos não libertou todos os irmãos que estavam presos.

A partir daí, com esse espaço, todos os deuses passam a parir novos filhos, todas formas da natureza e dos homens, Oceano, Memória, Noite, justiça, Mares, Rios, etc... E sobre todos reinava Cronos. Em resposta, Uranos profetizou que também o filho de Cronos o derrubaria do trono da terra para governar em seu lugar, como o próprio Cronos fez, então Cronos passou a devorar seus filhos, um a um, todos os que vinham, Hera, Hades, Posseidon, para que nenhum o derrubasse do trono.

Rea, esposa de Cronos, não podia mais ver seus filhos sendo devorados, e por último pediu ajuda a Gaia e Urano. Rea deu uma pedra para Cronos engolir no lugar de Zeus, e Gaia levou Zeus para uma ilha distante e lá o criou e o ensinou a lutar e a odiar seu pai.

Quando Zeus voltou, ele pediu ajuda a todos os deuses que podia, e juntou um exército para lutar contra os velhos deuses, os chamados titãs, mas há um problema numa guerra entre deuses. Eles são imortais, não podem ser mortos por ninguém, e a guerra se estende muito, até que Zeus decide por libertar do tártaro, onde estavam aprisionados os irmãos de Cronos que não haviam sido libertos, e pedir a sua ajuda. Três deles eram ciclopes, três eram hecatônquiros, seres terríveis e poderosos, com cem braços e cinquenta cabeças. 

Com essa ajuda, Zeus consegue vencer os titãs, e os aprisionar dentro do Tártaro, onde tinham sido presos anteriormente, incluindo o próprio Cronos. E assim se concluiu a profecia de Uranos. Cronos tinha sido destronado por um de seus filhos.

Zeus agora governava o mundo de forma diferente da de seu pai. Em vez de governar a tudo sozinho, distribuiu funções entres os deuses, ,colocando cada parte do mundo sobre a jurisdição de cada um, o que leva aos gregos a considerar sagrada a divisão do poder, e um crime a centralização do poder.

Mas e aí, como que os humanos vem para o mundo?

Pois é, um titã chamado Prometeus, filho de um dos irmãos de Cronos, que se voltou contra os próprios titãs em apoio a Zeus, buscava novas experiências, decidiu por esculpir de barro uma imagem parecida com a dos deuses, e gostando dessas imagem, menor e mais delicada do que a dos deuses, ele decidiu por dar vida a ele. Assim nasceram os primeiros homens , mas não eram homens como os de hoje, eram como animais, não analisavam o que viam, nem entendiam o que ouviam, era preciso um presente do Olimpo para os tornar conscientes. O Fogo do Olimpo. E embora Zeus tivesse proibido, Prometeus acendeu uma tocha com o fogo do sol que era arrastado pelo céu por Apolo, e deu aos homens o fogo que eles precisavam para se desenvolverem.

Zeus viu tudo acontecer, e como não gostava da ideia de mais seres com conhecimento, decidiu por um castigo a Prometeus, e aos homens:

Prendeu Prometeus a uma pedra, na qual todas as manhãs uma águia vinha devorar suas vísceras, e todas as noites, ter as vísceras regeneradas.

Para os homens, Zeus deu a primeira das mulheres, Pandora. Fez ela bela e graciosa, e deu a ela contendo uma caixa contendo todos os males, guerra, sofrimento, dores, ódios e um pouco de esperança, mas não disse a ela o que tinha na caixa, apenas mandou que não abrisse

Uma vez na terra, junto dos homens, você sabe o que aconteceu, não é? Ela abriu, e tudo o que tinha na caixa se espalhou pelo mundo. Quando ela decidiu por fechar, a única coisa que ficou presa dentro da caixa foi esperança. Eis aí o nosso mundo como conhecemos segundo os gregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário