Como surgiu o ano bissexto?

Como surgiu o ano bissexto?

E aí, minha gente! 

Muito bem vindos. E a minha pergunta é, você tem curiosidade sobre por que precisamos de um ano bissexto? Eu sei que você já sabe o que é, mas aceita-lo em seu coração é muito mais fácil quando você entende a sua razão. 


Primeiro, você precisa compreender que os dias não são iguais, e que o sistema solar não é um relógio perfeito. Cada dia tem uma variação de teppo para os outros dias, alguns são maiores e outros são menores, e um ano, em vez de ter 365 dias como você imagina, tem 365 dias e 6 horas.

Desde o início do Império Romano, essa diferença havia sido notada, para organização dos periods agrários, e o calendário intercalar, usado na época, fazia um cálculo um pouco complexo para adicionar um mês praticamente inteiro uma vez a cada alguns anos. Alem disso, cada mês tinha uma quantidade de dias diferentes a cada ano.

Você pode imaginar que não era nada preciso, e de segundo em segundo, acumula- se uma boa diferença ao longo dos anos.

Foi então que o nosso amado Júlio César, então Pontífice Máximo do Império, decretou um novo calendário, chamado de Juliano. Nesse calendário, entre outras coisas, seriam compensadas as 6 horas adicionais de cada ano por meio de um dia adicional a cada quatro anos, aliviando assim, 24 horas completas.

Mesmo esse calendário não foi completamente preciso, e cerca de um milênio e meio depois, em 1587, o papa Gregorio XIII tratou de por em funcionamento um novo calendário, funcionando na mesma base do cale Dario de César, mas com algumas pequenas alterações, para corrigir os 10 diaz acumulados durante todo esse tempo.

Se você quer saber como é possível descobrir qual ano é um ano Bissexto. Aqui vai a regra básica.

Se os últimos dois dígitos do ano forem indivisíveis por 4, então o ano é Bissexto. 

Ex. 2012

A não ser que o ano termine com 00, então mesmo que não que seja divisível por 4, não é bissexto

Ex. 2200

No entanto, se o ano for divisível por 400, então ele é bissexto mesmo que termine com 00,

Ex. 2000

Espero que tenham gostado, e tenham achado simples. Digam aí, se acham que vamos precisar de um calendário novo em um milênio e meio, para tirar a Páscoa do Carnaval.


Tags :

Nenhum comentário:

Postar um comentário