7 sites que ensinam Interpretação de Texto em tirinhas

7 sites que ensinam Interpretação de Texto em tirinhas

Quando se fala em interpretação de texto muita gente já fica com medo, achando que não sabe fazer ou que cada um interpreta de um jeito diferente. O que se sabe é que precisa de muita leitura.


E aí os candidatos geralmente desistem de estudar, porque acham que não é algo que se possa aprender ou porque acham que tenham que ler textos muito difíceis. Só que não é bem assim. É possível estudar interpretação de texto, sim, e se divertir com isso.

Segue abaixo uma lista de 7 sites que têm material de leitura ideal (de graça) para você treinar interpretação de texto: divertidos, gratuitos e que costumam cair em concursos.


Outro personagem muito cobrado nas provas é o Garfield, esse gato preguiçoso que questiona os valores tradicionais ligados ao trabalho, sempre de um jeito bem irônico e sarcástico. Aproveite para se divertir.


A Mafalda provavelmente é a personagem dos quadrinhos que mais aparece em concursos e vestibulares. Isto por causa de sua ironia, suas reflexões existenciais, políticas e críticas ao cotidiano. Estar em contato com a inteligência dessa menina é um bom exercício para a interpretação e o raciocínio. 


Também tradicional de tirinhas, Calvin aparece bastante nos concursos e vestibulares Brasil afora. Confira as “viagens” e questões existenciais do garotinho e seu tigre de estimação no Depósito do Calvin. 

Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor que o Brasil produziu, e um dos maiores da Língua Portuguesa. Seus textos são carregados de ironia e sarcasmo – desde suas crônicas e contos até seus célebres romances. A novidade é que o MEC disponibilizou toda a obra de Machado na internet, gratuitamente


Visões ácidas em relação a questões políticas, existenciais, sociais e cotidianas. O autor das tirinhas é o André Dahmer. Outra boa chance de treinar sua interpretação de textos.


Um dos principais escritores brasileiros, João Ubaldo Ribeiro (autor de Viva o Povo Brasileiro) escreveu colunas semanalmente no Estadão, e seus textos podem ser lidos gratuitamente no site do jornal. Não deixe de ler.


O clássico do quadrinho nacional não pode ficar de fora dessa lista, pois não está de fora dos concursos. As historinhas parecem inocentes, mas podem dar margens a interessantes interpretações.

Outra opção é ver as tirinhas no Google Imagens.

Pode começar desde já!


Caso precise de uma leitura complementar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário