O que estuda a Fonética e Fonologia

O que estuda a Fonética e Fonologia





















Apesar de a NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) restringir o estudo dos sons da língua apenas à Fonética, cabe ressaltar que não há somente uma, mas duas ciências dos sons da língua: Fonologia e Fonética.


A Fonética é a ciência que estuda a produção, a articulação e a interpretação dos sons da fala. Essa estuda os sons da língua enquanto utilização pelos indivíduos no ato da fala. As particularidades na realização dos sons, as características individuais que cada falante pode imprimir aos fonemas quando os produz são objeto de estudo da fonética.

A Fonologia, Fonemática ou Fonêmica é uma parte da Gramática e se ocupa do estudo dos fonemas. O fonema não é, portanto, apenas um som qualquer produzido na fala. Ele deve ser analisado dentro do vocábulo. Seu objeto de estudo é a função distintiva do fonema no sistema linguístico.

Para exemplificar, observe as palavras tia e dia. A distinção delas é feita pelos fonemas /t/ e /d/. Esse fato fônico com função distintiva é estudo da Fonologia.

Esses fonemas /t/ e /d/ antes de i, no ato da fala, dependendo do indivíduo, podem realizar-se de maneira diferente. Esse fato fônico voltado para a realização do falante é o estudo de que trata a Fonética.

Vamos fazer algumas definições.

1. FONEMA E LETRA

A palavra é uma entidade significativa que pode ser representada por fonemas (sons) e por letras. Possui dois elementos inseparáveis.


O aspecto material da palavra é o seu significante e o aspecto imaterial é o seu significado.

Continue lendo o arquivo em PDF. CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário